Chuva de granizo causa destruição e assusta moradores do RS – Confira vídeo

Rajadas de vento destrutivas acima de 100 km/h, granizo médio a grande e chuva torrencial atingiram Guaíba, Barra do Ribeiro e o Sul de Porto Alegre

Um violento temporal atingiu o extremo Sul da cidade de Porto Alegre por volta das 17h de domingo (16/04) com chuva torrencial, granizo de pequeno a médio tamanho e rajadas de vento muito intensas e em alguns pontos destrutivas. Tratou-se de uma tempestade severa pela força dos fenômenos associados como vento e granizo.

A tempestade derrubou árvores e postes, causou danos em telhados e deixou moradores de diferentes pontos da região sem luz. Equipe da Defesa Civil de Porto Alegre se deslocou para a estrada Retiro da Ponta Grossa e para áreas dos bairros Ponta Grossa, Serraria e Restinga para atender as ocorrências da tempestade.

Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos, o vendaval derrubou maior número de árvores nos bairros Serraria e Ponta Grossa. Na estrada principal da Ponta Grossa, um grande número de árvores e postes veio ao chão com a força do vento, o que também afetou a rede elétrica. Na Rua Doutor Mário Totta, árvore desabou sobre muro de residência.

O temporal muito forte causou falta de luz em muitos pontos mais ao Sul e Leste de Porto Alegre com registro de falta de luz nos bairros Restinga, Lomba do Pinheiro, Aberta dos Morros, Ipanema, Ponta Grossa, Tristeza, Cavalhada, Cristal, Lami e Camaquã.

A chuva, embora de curta duração, teve elevado volume em curto período, o que provocou alguns pontos de alagamentos em vias da zona Sul da cidade. A chuva torrencial veio com queda de granizo em alguns pontos com pedras de gelo de tamanho médio a grande.

Após o forte temporal, o sistema de abastecimento de água Belém Novo ficou sem energia elétrica. Os bairros afetados foram Belém Novo, Restinga, Lajeado, Lami, Ponta Grossa, Hípica, Aberta dos Morros, Campo Novo, Vila Nova, Pitinga e Lomba do Pinheiro.

SUPERCÉLULA CAUSOU A TEMPESTADE SEVERA

O temporal foi consequência de uma pequena e poderosa célula de instabilidade que se formou na margem Oeste da Lagoa dos Patos, imediatamente a Sudoeste da capital gaúcha, por conta da atuação de área de baixa pressão atmosférica que atua no Rio Grande do Sul.

O núcleo de instabilidade intensa se originou na região de Barra do Ribeiro, onde gerou temporal com queda de granizo com pedras de médio a grande tamanho que perfuraram telhados e os vidros de automóveis. A localidade de Serrinha entre Barra do Ribeiro e Guaíba foi a mais castigada pela violência do temporal de granizo de grande diâmetro.

Fonte: MetSul Mereorologia

Link original  https://metsul.com/temporal-teve-forca-incomum-para-abril-no-sul-da-grande-porto-alegre/?fbclid=IwAR2lrGzB_kfqK-9jQOmCF4KlSuztHewxLjHJ5xrkLs_THtL_rAviR5eLYkY

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.