A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) comemora neste domingo (07/05) seus 39 anos de trabalho em Palmital. A entidade é mantenedora da escola de educação especial, que mantém o atendimento a crianças, jovens e adultos deficientes.
Confira texto e vídeo publicados pela entidade:
“Em 7 de Maio de 1.984 nós começamos a mudar a história das pessoas com deficiência em Palmital.
Anteriormente, às margens da sociedade, não tendo acesso pleno à educação, assistência e saúde, esses indivíduos eram apartados de oportunidades e pouco estimulados em seu desenvolvimento. Com isso, um grupo de pais de pessoas com deficiência, juntamente com membros da sociedade preocupados com essa realidade decidiram fundar a Apae em Palmital.
Conseguimos terrenos junto à prefeitura, verbas municipais, estaduais, federais, emendas parlamentares e realizamos eventos, levantamos fundos e começamos a construir um futuro melhor.
O sucesso em acolher e lidar com pessoas com deficiência foi tamanho que, em poucos anos, nossa sede já não nos comportava mais. Era preciso expandir. Arregaçamos as mangas, e com a doação de um novo terreno, em 2006 começava a construção de uma nova sede: maior, mais moderna e mais adequada para atender à crescente demanda de usuários com deficiências intelectuais e múltiplas, inclusive autistas.
Ano após ano fomos construindo mais blocos, incluindo novas especialidades e atualmente possuímos capacidade para 150 usuários, que recebem atendimentos especializado por meio de políticas públicas de assistência social, educação e saúde, além de refeições equilibradas e, principalmente, muito amor e carinho.
Completamos 39 anos de atuação e muita luta, com o objetivo de incluir, cada vez mais, nossos usuários em sociedade!
APAE Palmital – Há 39 anos acolhendo e desenvolvendo pessoas excepcionais!”