O Departamento de Saúde de Palmital, por meio da equipe de Controle de Endemias e de agentes do ESF, mantém durante o feriadão de Corpus Christi os trabalhos de nebulização para combater o Aedes aegypti na região do São José. O objetivo é fazer a aplicação de inseticida em imóveis e residências para erradicar a forma adulta do mosquito que transmite a dengue, que já fez mais de 600 vítimas e causou três mortes no município neste ano.
Segundo nota divulgada pela Prefeitura, os trabalhos de nebulização são realizados na sexta-feira (09/06) e sábado (10/06) na área que compreende o conjunto Habitacional Albino Rainho e o Jardim Olímpico para a nebulização costal. “Após a chegada de 40 litros de inseticida, as equipes estão trabalhando nos bairros com maior número de casos de dengue”, informou nota da administração municipal.
Diante da constatação que, durante as primeiras semanas de trabalho, aproximadamente 30% dos imóveis não foram nebulizados por estarem fechados, sem a localização um responsável, ou por recusa dos moradores, a Prefeitura pede o apoio da população. O objetivo é garantir que o trabalho seja realizado no maior número de imóveis possível, tornando mais eficaz o combate ao mosquito.
“Essa recusa é preocupante, pois pode reduzir a eficácia da ação de nebulização. A nebulização está sendo realizada em vários bairros com o objetivo de eliminar o mosquito Aedes aegypti e prevenir a propagação de doenças transmitidas por ele. Abra a porta da sua casa para o cuidado, receba bem o agente de endemias”, diz nota da Prefeitura.
“Após essa etapa, o departamento de saúde aguarda a chegada de mais inseticidas enviados pelo Ministério da Saúde para continuar o trabalho em outras regiões do município com casos de dengue. É importante destacar que o envio dos inseticidas estava em falta desde fevereiro, devido à escassez do produto em todo o país”, finalizou o texto.