Um homem, de 20 anos, foi multado em R$ 3 mil neste sábado (10), por maus-tratos a um cachorro, em Rosana (SP).
Uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi até uma residência no bairro Sol Nascente atender uma denúncia de maus-tratos a animal doméstico, onde um cão estaria doente, amarrado, sem comida e água.
No local, foi constatado que um cachorro da raça pit bull estava debilitado e apresentava problemas dermatológicos, caquexia, desidratação e sinais clínicos de anemia. Um médico veterinário acompanhou a visita dos agentes e confirmou que o estado do animal foi ocasionado devido a demora no atendimento médico.
Diante dos fatos, foi elaborado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 3 mil em desfavor do dono do animal, por praticar ato de maus-tratos “deixando de tratar o cachorro e sem o acompanhamento de profissional habilitado”. A ocorrência foi apresentada ao Plantão de Polícia Civil pelo cometimento de crime ambiental, conforme o artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98.
O animal permaneceu com o infrator, que se comprometeu a fazer o tratamento correto com acompanhamento de médico veterinário. Após algumas semanas, a equipe deve retornar ao local para verificar o estado de saúde do animal. O envolvido deve responder criminalmente pelo ato.
Fonte: g1