Especialista dá dicas de como tornar a casa mais aconchegante para o inverno

Segundo a designer de interiores Jaqueline Ulliam, de São José do Rio Preto (SP), substituir a cor da iluminação, optar por itens de cores vibrantes e usar aquecedores portáteis contribuem para manter a casa quentinha.


Manter o aconchego de uma residência durante as baixas temperaturas pode ser um desafio, mas não é preciso realizar grandes reformas para deixar a casa mais “quentinha”. 

Segundo a designer de interiores Jaqueline Ulliam, de São José do Rio Preto (SP), a substituição da iluminação e o uso de aquecedores portáteis são dicas simples para garantir mais conforto.

“A iluminação é um dos fatores de grande importância para deixar a casa aconchegante e acolhedora. O uso correto das lâmpadas pode gerar a sensação de um ambiente mais quente. Opte sempre pela luz conhecida como amarela. Ela ajuda, inclusive, na produção de melatonina, hormônio que estimula o sono”, conta Jaqueline.

Luz quente e tons mais escuros para a casa  — Foto: Arquivo pessoal

Luz quente e tons mais escuros para a casa — Foto: Arquivo pessoal

Além da escolha da iluminação, as cores dos móveis e paredes influenciam na temperatura do ambiente.

“O inverno é uma estação marcada pela melancolia. Quando utilizamos cores frias nas paredes da casa, essa sensação é intensificada. Portanto, agora é a hora de apostar em tons mais vibrantes e deixar o lar mais agradável”, explica Jaqueline.

Outra dica importante divulgada pela designer de interiores é o piso usado na residência.

“Se você está construindo ou pensando em reformar, é indicado colocar o piso vinílico pelo menos nos dormitórios e sala. Este piso é atérmico, ou seja, não é influenciado pelas temperaturas externas. É perfeito para caminhar descalço e sentir o toque gostoso e confortável”, diz.

Tapetes, tecidos e plantas

Conforme Jaqueline, tapetes e tecidos também são grandes aliados para aquecer a casa, já que são responsáveis por deixar o chão quente e o sofá mais confortável.

 “Aposte em chales de tecido e mantas para deixar o sofá com aquela cara acolhedora. O uso do tapetes é super recomendado, pois evita que a baixa temperatura vinda do piso passe para o corpo. Escolha tecidos mais grossos, por exemplo, um chale em tricô”, conta.

Exemplo de sala aconchegante para receber o inverno: tons terrosos, uso de mantas e almofadas, folhagens escuras — Foto: Arquivo pessoal

Exemplo de sala aconchegante para receber o inverno: tons terrosos, uso de mantas e almofadas, folhagens escuras — Foto: Arquivo pessoal

No geral, plantas verdes trazem um frescor para a residência, sendo indicadas para uso durante o verão. No inverno, a folhagem de coloração escura é uma boa opção, explica Jaqueline.

“Fitonia, Cataleia-Zebra, Coleos e Peperômia Tricolor são exemplos de arranjos de folhagens com coloração escura”, diz.

Tomar banho e lavar louça

Lavar a louça durante o inverno pode ser uma missão. Porém, substituir a torneira comum pela elétrica é uma boa escolha para evitar o contato com a água gelada, conta Jaqueline. 

“Existem no mercado vários modelos de torneira elétrica, com valores bem acessíveis. Faça a instalação com um profissional qualificado para garantir um bom desempenho”, diz.

Entrar no banho também pode ser complicado. No entanto, existem equipamentos que podem lhe ajudar a sair da água com mais facilidade.

“O toalheiro térmico é uma verdadeira maravilha. A energia aquece o toalheiro rapidamente, garantindo toalhas quentinhas e gostosas”, conta Jaqueline.

Toalheiro térmico  — Foto: Arquivo pessoal

Toalheiro térmico — Foto: Arquivo pessoal

Segundo a designer de interiores, o aquecedor portátil também pode ser usado para auxiliar no aconchego da casa. Além de ser indicado para quem possui crianças pequenas, o equipamento é um grande aliado para manter a sala “quentinha” durante uma sessão de filme.

“É preciso ter cuidado para não deixá-lo encostado em móveis ou paredes. O ambiente tem que ter ventilação, então indico usar sempre com a porta aberta ou pelo menos entreaberta. Você encontra bons aquecedores em uma média de R$150 a R$200″, diz.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.