A meteorologia prevê uma semana que começa quente em Palmital. Porém, o clima deve mudar para chuva com a chegada de uma frente fria e acentuada queda de temperatura, com risco de geadas na que pode se configurar como pior onda de frio de 2023. Os dias devem ser quentes, com temperaturas que chegam a 30º C, até a quarta-feira (12/07), com mínima de 16º C.
Com a chegada de uma frente fria e a formação de um ciclone no Sul do país a partir de quinta-feira (13/07), quando o serviço Climatempo prevê chuva leve em Palmital, há aumento dos ventos e os termômetros devem despencar, com marcas entre 11° C e 20° C. A sexta-feira (14/07) deve ser ainda mais fria, com mínima de 8° C e máxima de 21° C.
No sábado, segundo o Climatempo, Palmital deverá registrar o clima mais frio do ano até o momento, com mínima de 4º C e a previsão de geadas – anteriormente, menor marca havia sido 6,5º C em 19 de junho. A partir de domingo (16/07), os termômetros voltam a subir, com estimativa de clima entre 13º C e 27º C. O tempo voltará a ficar mais quente na semana que se inicia em 17 de julho.