Uma forte massa de ar frio, que precedeu ao ciclone que avançou sobre o litoral Sul do Brasil, fez os termômetros despencarem em todo o Estado de São Paulo na quarta onda de baixas temperaturas de 2023. A mudança de clima fez com que fossem registradas as mais baixas temperaturas do ano em Palmital e região.
Palmital teve mínima de 4,7° C registrada no final da madrugada deste sábado (15/07), pouco antes do nascer do sol. Os registros são do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), que mantém uma estação automática de monitoramento climático no Horto Florestal Estadual, nas proximidades do Distrito de Sussuí.
As baixas temperaturas da última madrugada podem ter ocasionado a formação de pontos de geada em algumas localidades da zona rural de Palmital e região. Anteriormente, o período mais frio registrado pelo Ciiagro no município havia sido em 19 de junho, quando houve a marca de 6,5º C.
A onda de frio ocorre depois de uma semana que começou com calor, com temperaturas acima dos 30° C entre terça (11/07) e quarta-feira (12/07), e completa mudança de clima na quinta-feira (13/07) com chuva e fortes ventos ocasionados pelo avanço do ciclone do Sul para o Sudeste do Brasil.
De acordo com o serviço Climatempo, que tem previsão localizada para Palmital, as temperaturas devem entrar em elevação a partir deste domingo (16/07), com aumento da nebulosidade e possíveis pancadas de chuvas isoladas, com mínima de 11° C e máxima de 27° C.
Entre segunda (17/07) e quarta-feira (19/07), há a previsão de que o clima instável persista e as temperaturas continuam em elevação, com valores entre 12° C e 27° C. A partir de quinta-feira (20/07), o tempo esquenta e deverá ser ensolarado. O próximo final de semana, segundo o Climatempo, deve ser de calor, com termômetros entre 17° C e 32° C na sexta (21/07), no sábado (23/07) e no domingo (23/07).












