Adão Faceiro, embaixador de Santos Reis, morre aos 84 anos

Uma das principais vozes da cultura popular de Palmital se calou para sempre na noite da última sexta-feira (21/07). Adão José Alves, o popular Adão Faceiro, morreu aos 84 anos. Violeiro e cantor, ele foi destaque na música e na Festa de Santos Reis, tendo ocupado por quase sete décadas posto de embaixador da Companhia da Água dos Faceiros.

Filho do casal de lavradores Angelino José Alves e Maria de Jesus, Adão nasceu em uma família com vários irmãos em 8 de fevereiro de 1939, no bairro rural da Água do Pau D’Alho. Ele, que se casou havia mais de 60 anos com Maria Emília Alves, passou boa parte da vida residindo na zona rural, exercendo a agricultura, até se mudar para a cidade na década de 1980.

De origem humilde e membro de uma tradicional família da cultura de Santos Reis em Palmital, Adão começou na música aos 14 anos cantando como contramestre e assumiu ainda adolescente o posto de embaixador da bandeira que era comandada pelo seu tio Silo Faceiro, que fundou a Companhia da Água dos Faceiros.

Adão se tornou figura de referência das festas de Santos Reis e do Divino, principalmente pelos versos e louvores que fazia durante as apresentações. Após ocupar o posto de embaixador da bandeira dos Faceiros em 65 edições da celebração, ele decidiu parar devido aos problemas de saúde e passou o comando da companhia para o sobrinho Kaique Faceiro em 26 de dezembro de 2015.

Adão entregou violão e passou comando de bandeira ao sobrinho Kaique Faceiro

Na política, Adão cumpriu dois mandatos de vereador na Câmara Municipal de Palmital (1974/1977 – 1978/1983). Ele também fez sucesso na música com a dupla Faceiro e Fascinante, com quem cantava junto com João Viola na década de 1980, que gravou discos e se apresentou em várias cidades. Devido a complicações de saúde e à idade avançada, ele faleceu na noite de sexta-feira na Santa Casa.

O velório foi realizado na Funerária Santa Terezinha durante a manhã e a tarde de sábado, com a presença de grande número de pessoas. Integrantes das três companhias de Santos Reis de Palmital estiveram presentes uniformizados e, em reverência ao embaixador, fizeram cânticos para homenagear Adão, que foi sepultado no Cemitério Municipal.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.