Prefeitura de Palmital abre inscrições para financiar ações culturais pela lei Paulo Gustavo

A Prefeitura de Palmital abriu na terça-feira (22/08) as inscrições para fazedores de cultura interessados em pleitear recursos da Lei Federal Paulo Gustavo. A iniciativa, anunciada pelo prefeito Luis Gustavo Mendes Moraes, acompanhado do assessor de Cultura Paulinho Valério, tem o objetivo de apoiar os artistas impactados pela pandemia da Covid e representa um importante marco para o setor cultural do município.

Ao todo, Palmital receberá R$ 214 mil para financiar artistas e projetos. A maior parcela será destinada à área audiovisual, para cobrir custos com produções e profissionais que realizarão atividades capacitação, formação e qualificação em som e imagem. Também haverá recursos para montagem de um cinema itinerante. As outras expressões artísticas, como música, teatro, artesanato e cultura popular, também serão atendidas.

Os interessados podem se inscrever até 30 de setembro através do endereço www.tipalmital.sp.gov.br/leipaulogustavo. Para aqueles que não possuem acesso à internet, o Centro Cultural, no Jardim das Flores, estará pronto para oferecer auxílio no processo de inscrição. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. Informações podem ser obtidas pelos telefones 0800 000 9333 / (18) 3351-9333 (Ramal-416).

De acordo com o edital, que pode ser consultado clicando AQUI, o objetivo é atender uma variedade de áreas culturais, buscando fortalecer e revitalizar a cena artística local. Os participantes selecionados, além de comprovar suas atividades, deverão se comprometer a realizar apresentações, oficinas e produções, enriquecendo o cenário cultural de Palmital.

LEI – A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022) representa um compromisso significativo do Governo em apoiar o setor cultural, abordando os desafios impostos pela pandemia. O repasse de R$3,86 bilhões do Fundo Nacional de Cultura demonstra o empenho em fortalecer a diversidade e vitalidade da cultura brasileira. Este é um passo crucial para a recuperação e crescimento do setor cultural após anos de desafios.

As áreas contempladas pela lei são abrangentes, englobando desde artes visuais até expressões culturais de povos tradicionais. O foco especial no setor audiovisual, com previsão de aproximadamente 71% do recurso total, ressalta a importância deste segmento no cenário cultural atual.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.