Iniciada em Palmital a construção de usina que produz energia a partir do lixo

O Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema (Civap) realizou na manhã desta sexta-feira (25/08) o lançamento da primeira etapa das obras da Usina de Geração de Energia com Resíduos Sólidos Urbanos – CTGE “Eng. Roberto Infiesta”, às margens da rodovia Raposo Tavares, em Palmital. O projeto prevê a gaseificação do lixo para a produção de energia elétrica. A cerimônia contou com a presença de prefeitos, vereadores, lideranças políticas e representantes de empresas e órgãos públicos, além de convidados.

O evento oficializou o início da construção da unidade pela Concessionária Bal-Civap, formada em Parceria Pública Privada (PPP) entre o Civap e empresas, incluindo a Carbogás Energia. O prefeito Luis Gustavo Mendes Moraes, acompanhado do presidente da Câmara Cristian Nogueira e de vereadores, recebeu chefes de Executivos da região, como Lucas Pocay (Ourinhos), Marcelo Pecchio (Quatá) e Oscar Gozzi (Tarumã). Também esteve presente o deputado estadual Ricardo Madalena.

O lançamento do projeto foi feto no canteiro de obras localizado na Água do Pary-Veado, nas proximidades do Posto Palmital. Após apresentação das autoridades e convidados, houve execução do Hino Nacional. Luis Gustavo abriu os pronunciamentos destacando o protagonismo do Civap no projeto que garantirá o desenvolvimento da região. O prefeito lembrou do investimento privado na usina, sem oneração dos 15 municípios beneficiados, destacando a economia para as prefeituras com os custos de gestão dos resíduos.

Também discursaram Marcelo Pecchio, Lucas Pocay, Oscar Gozzi e Ida Franzoso de Souza, diretora-executiva do Civap, além do deputado Ricardo Madalena. Luciano Reis Infiesta, diretor do Bal-Civap e representante da Carbogás, fez uma breve apresentação sobre a usina, que está na fase de execução do projeto técnico de terraplanagem para a posterior instalação das edificações e estruturas. Ele lembrou da formatação da parceria e as etapas do processo de gaseificação dos resíduos sólidos para a produção de energia, além de destacar o investimento da ordem de R$ 140 milhões no projeto.

EMPREENDIMENTO

Segundo o Civap, a planta de processamento e geração de energia terá 15 mil m², com capacidade de receber 300 toneladas de lixo/dia e gerar 144 MW/dia. A usina adota o processo de Gaseificação por Leito Fluidizado, tecnologia desenvolvida e patenteada pela Carbogás Energia. O sistema foi escolhido por ter menor custo de implantação, garantir viabilidade econômica aos municípios do Civap e reduzir em até 70% a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). A operação está prevista para inciar a partir de outubro de 2024.

Os caminhões com o lixo coletado nas cidades, que deverão adotar a coleta seletiva, farão a descarga na unidade de geração de energia, onde os resíduos sólidos serão triturados, desidratados e enviados ao reator de leito fluidizado para extrair o gás que moverá o sistema de geração de eletricidade.

Confira mais detalhes na versão impressa do JC

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.