O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Palmital lançou a campanha “Não recebo meu delivery por moto barulhenta!”. A ação, com a parceria das polícias Civil e Militar, tem o objetivo de conscientizar a população sobre o problema do ruído causado por algumas motocicletas, principalmente devido ao uso de escapamentos esportivos e até mesmo a prática de “cortar o giro”, quando o motociclista acelera ao máximo para causar barulho alto e o estouro do motor.
A campanha foi idealizada a partir das muitas reclamações recebidas pelo Conseg, que é composto por representantes do Poder Público e da sociedade civil. A iniciativa visa sensibilizar a população para a redução da poluição sonora e para a maior segurança no trânsito de Palmital. O órgão pede a adesão de toda a comunidade, lembrando que os ruídos causam grande incômodo e até problemas de saúde às pessoas mais sensíveis, que sofrem com surdez, dores de cabeça, cansaço, estresse, irritação e insônia.
O trabalho inicial é o envio de folder por meio eletrônico em formato de arquivo PDF. O material direciona-se inicialmente ao cidadão, informando que todos devem estar atentos e contribuir para acabar com o problema. Há a orientação para que a pessoa, caso se incomode com o escapamento barulhento no delivery ou o uso demasiado da buzina na entrega do pedido, opte por “devolvê-lo ou faça uma reclamação formal ao estabelecimento que você fez a compra”.
O material, em seguida, destaca que se o escapamento estiver fora das especificações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sem os sistemas de redução de ruído e de controle de emissão de poluentes, o condutor está sujeito a multa de natureza grave, acarretando pagamento de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH. O folder alerta também que o uso inadequado da buzina pode ocasionar multa de R$ 88,38, além de três pontos na carteira.
O Conseg também faz alerta aos comerciantes para que contratem somente entregadores com motocicletas devidamente regularizadas. A medida seria uma prevenção a problemas, segundo o material divulgado, “pois eles representam a credibilidade de sua empresa”. “A maioria dos entregadores trabalha com as motocicletas devidamente regularizadas. Os demais também serão fiscalizados pela PM”, disse o presidente do órgão Fabiano dos Santos, que é policial aposentado e atualmente cumpre mandato de vereador.
Fabiano destacou que o trabalho deverá ser ampliado com novas ações de divulgação, incluindo com a busca de patrocinador para fazer a impressão do folder. Ele lembrou da relevância social da campanha e pediu o apoio dos motociclistas à iniciativa. “Queremos que todos dirijam com cautela e trabalhem com cordialidade, dentro do que prevê o CTB, pois o trânsito seguro não se faz só com leis. Ele inclui respeito ao próximo, educação e civilidade”, enfatizou.
O presidente destacou que o Conseg está aberto a mais ideias em busca de uma Palmital mais segura. Fabiano também convidou toda a população a participar das reuniões do conselho, que são realizadas todas as últimas quintas-feiras de cada mês no auditório do Sindicato Rural, em frente à Santa Casa. “O conselho é um local para discutirmos todas as questões importantes e encontrarmos solução para os problemas de segurança de nossa cidade”, finalizou.