Órgãos públicos dos governos estaduais e federal emitiram alertas para a condição climática extrema neste final de semana, quando termina o inverno, com temperaturas elevadas e baixos níveis de umidade do ar. Em Palmital, há a previsão de calor de até 41° C. A Defesa Civil de São Paulo orienta a população a tomar cuidados com a saúde e a evitar situações que causem danos ao organismo, além enfatizar a necessidade da prevenção à ocorrência de incêndios em áreas urbanas e rurais.
A intensa onda de calor em várias regiões do Brasil motivou alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), destacando o “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média. Os estados com maior risco são TO, SP, PR, MT, MS, MG e GO. A elevação anormal dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.
A semana em Palmital começou quente, com máxima de 37° e chuvas no período da tarde. Os dados são do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), que tem uma estação automática nas proximidades do Distrito de Sussuí. Na quarta-feira (20/09), quando passou a vigorar o alerta de elevadas temperaturas, o clima chegou à máxima de 36° C e umidade mínima de 22,1%.
Na quinta-feira (21/09), que teve chuva leve à tarde, os termômetros marcaram 36,2° e com tempo muito seco, com apenas 22,7% de umidade. Na tarde desta sexta-feira (22/09), a estação do Ciiagro assinalava temperatura de 37,2° C e umidade baixa, na casa de 22,7%.
A previsão do serviço Climatempo para este sábado (23/09), quando começa o outono, é que os termômetros cheguem a 40° C em Palmital. O domingo deve ser ainda mais escaldante, com as temperaturas chegando a 41° C. Para acentuar ainda mais o clima extremo, o céu deve ficar aberto, com apenas poucas nuvens.
A próxima semana também deve ser quente, com temperaturas entre 35° C e 41° C. O tempo deverá ficar ensolarado e muito seco, sem a previsão de chuvas significantes no período. Há a expectativa de que haja precipitações a partir do dia 1° de outubro.
O clima quente e seco causa problemas à saúde, fazendo com que as pessoas tenham de se manter hidratadas, evitar exposição ao sol e realizar práticas esportivas durante a tarde. É indicado também o uso de vaporizadores de ambiente ou toalha umedecida, além da aplicação de soro fisiológico nos olhos e narinas.