Na região, o fenômeno aconteceu de forma parcial. Lua cobriu cerca de 40% do sol.
Moradores do centro-oeste paulista registraram o eclipse solar anular que pode ser visto no céu de todo o Brasil neste sábado (14/10).
Na região o fenômeno aconteceu de forma parcial. A lua ao se posicionar entre a Terra e o sol cobriu cerca de 40% do astro. Em cidades do Norte e Nordeste do país o eclipse foi total.
Eclipse registrado em Macatuba no interior de São Paulo — Foto: Dayana / Arquivo pessoal
Em Bauru, o tempo nublado atrapalhou, mas não impediu os moradores de acompanharem o eclipse parcial — Foto: Eliane/ Arquivo pessoal
O eclipse é chamado de anular porque o diâmetro da lua fica aparentemente menor em frente ao sol, formando um anel de luz.
Os registros foram feitos em Bauru, Macatuba e Paraguaçu Paulista, nesta última, o morador Manuel Neto fez um vídeo com o uso da máscara de solda, como recomendaram os oftalmologistas para evitar a exposição dos olhos.
Próximos eclipses anulares
O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O próximo fenômeno deste tipo ocorrerá em 02 de outubro de 2024, mas será visto no extremo sul da América do Sul e em áreas no oceano Pacífico.
O alinhamento de Lua, Terra e Sol volta a surgir no céu em 17 de fevereiro de 2026, mas só será visível praticamente na Antártica. Em 6 de fevereiro de 2027, ele poderá ser visto só lá no Chuí, no sul do Rio Grande do Sul.
Fonte: g1