Cidades estão há 15 anos sem registrar homicídios; veja quais

Nas margens da SC-451, um cemitério antecede a entrada principal do município de Frei Rogério, no Meio-Oeste catarinense. No entanto, os jazigos, feitos em sua maioria de cimento, refletem uma imagem diferente do dia a dia da cidade de pouco mais de 2,4 mil habitantes.

Isto porque o local, que foi palco de conflitos durante a Guerra do Contestado na década de 1910, não registra algum tipo de homicídio há 15 anos, segundo dados da Polícia Civil de Santa Catarina. Um fato que traz segurança a quem escolheu o lugar para criar a família.

“As crianças podem brincar tranquilamente na rua e as pessoas muitas vezes deixam seus carros ou casas abertas, sem chavear. Com relação a violência, não me recordo de nenhum caso grave nos últimos anos”, diz Anny Reis, moradora da cidade.

Assim como Frei Rogério, outros sete municípios catarinenses seguem com o índice de mortes violentas zerado a quase duas décadas, segundo dados da Polícia Civil. São elEs: Alto Bela Vista, Bom Jesus do Oeste, Chapadão do Lageado, Frei Rogério, Ouro, Presidente Castello Branco, Santa Helena e Serra Alta.

O levantamento leva em conta o número de homicídios e feminicídios registrados desde janeiro de 2008 — data que o Estado passou a contabilizar os números.

Fonte: Metrópoles

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.