O advento da internet, uma das maiores conquistas da tecnologia a favor da humanidade, trouxe as grandes facilidades de comunicação por meio dos aplicativos e plataformas que possibilitam a criação de redes de alcance ilimitado e contatos pessoais ou em grupos em tempo real.
Outras facilidades criadas são a democratização da informação, que fica ao alcance de todos em tempo integral e permite a interação com as notícias por meio de opiniões e críticas, e a possibilidade de cada indivíduo se tornar um criador de conteúdos que também podem alcançar elevado número de visualizações orgânicas ou monetizadas.
A grande abertura proporcionada pela internet, de fazer a inclusão imediata de grandes parcelas da população mundial, independente de localização, origem, religião, sexo ou qualquer outra particularidade, inseriu no contexto das redes todas as formas de comportamento, valores e princípios.
Assim como os estudiosos, os cientistas, os artistas, os políticos e os criadores de conteúdo de elevado valor cultural podem divulgar seus trabalhos, também a escória da sociedade está incluída no mundo digital praticando crimes, postando mentiras ou aplicando golpes.
“…a escória da sociedade está incluída no mundo digital praticando crimes…”
Enquanto as pessoas de boa índole atuam para desenvolver os meios de comunicação em defesa da sociedade, com senso de justiça e responsabilidade, os criminosos atuam na marginalidade, como fazem em qualquer ambiente, muitas vezes travestidos de comunicadores ou se passando como formadores de opinião.
Ao encontrar o público dominado pelo vício de apenas consumir as informações que lhes são palatáveis, os aproveitadores das facilidade da rede ampliam seus contatos e se transformam em caçadores de incautos e vendedores das falsas ilusões que sempre são buscadas por significativa parte da população.
Desta forma fácil e rápida, as plataformas e os aplicativos disponíveis na internet ganham a feição, as formas e os métodos da sociedade mundial ao reproduzir com bastante exatidão os desejos, anseios e sonhos que povoam as mentes sadias ou vadias.
Como retrato fiel da sociedade que construímos e que vivemos, repleta de erros, defecções e maldades, a convivência na internet replica o que existe de pior e também o que há de melhor na humanidade, com vantagem acentuada para os bandidos e criminosos que não se intimidam em cometer atrocidades, mentir ou enganar de forma deliberada e quase sempre impune.
CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA – Promoção: R$ 100,00 por seis meses