Depois de uma carreira ascendente como vereador, deputado estadual e federal, Gilberto Kassab ganhou notoriedade na política como administrador pragmático e realizador ao assumir a prefeitura de São Paulo, em substituição a José Serra, de quem era vice-prefeito.
A mais importante medida que adotou, em 2007, e que o transformou em personalidade nacional e internacional, não foi ligada à educação, à segurança ou à habitação, setores essenciais para a população, mas sim o Projeto Cidade Limpa, que regulamentou os painéis publicitários na metrópole.
Com muita rejeição inicial devido aos interesses comerciais das agências de publicidade e das grandes empresas e conglomerados, a execução da lei à risca mostrou que a medida era correta e mudou a paisagem urbana da maior cidade da América Latina.
A partir da limpeza de ruas, praças e vias expressas, livres da poluição visual dos painéis sujos e mal cuidados, os pequenos e médios comerciantes e industriais tiveram suas fachadas visíveis e passaram a investir na melhoria do visual dos prédios que ganharam importância na divulgação de seus negócios, assim como fizeram as grandes empresas.
“…a execução da lei à risca mostrou que a medida era correta…”
A redescoberta da beleza arquitetônica da cidade de São Paulo, antes escondida sob placas gigantes, painéis abandonados e muitos cartazes e banners em postes e pontos de ônibus, foi inspiradora da população e dos comerciantes para investir nas residências, condomínios e prédios comerciais, causando uma transformação histórica na grande cidade.
Desde então, a medida passou a ser copiada por cidades brasileiras e do mundo todo, recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais e ganhou notoriedade até na China, cujo governo solicitou a manutenção do estande do projeto na Exposição Universal de Xangai, em 2010.
A partir da experiência inédita, que provou a importância da defesa do interesse coletivo em detrimento ao interesse econômico, Kassab se tornou personalidade nacional, líder de um grande partido político, ministro de estado e agora homem de confiança do governador de São Paulo.
Conhecido atualmente no meio político como “mestre” pela sua forma autêntica, clara e pragmática de enfrentar temas polêmicos, Kassab corroborou a máxima cunhada pelo ex-prefeito e ex-governador Paulo Maluf, de que o poder é implacável com quem não exerce em sua plenitude, provando que é preciso enfrentar as controvérsias com coragem e determinação.
CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA – Promoção: R$ 90,00 por seis meses