A MAIOR DO BRASIL Festa de Santos Reis de Palmital serve 20 toneladas de alimentos (IMAGENS)

Programação foi iniciada às 9 horas com missa campal e distribuição de alimentos durante

Ex-deputado Antônio Henrique da Cunha Bueno, festeiro em duas ocasiões, enviou mensagem de Santos Reis à população de Palmital e região

(Imagens: arquivos JC e redes sociais)

A 67ª edição da Festa de Santos Reis de Palmital, muito provavelmente a maior do Brasil, já que não existem registros de eventos maiores, recebeu neste sábado, 13/01, os visitantes com cerca de 20 toneladas de alimentos no recinto mantido pela Associação de Manutenção das Tradições Culturais (Amtrac), na Água Nova. A festa, com apoio da Prefeitura e patrocinadores, incluiu programação religiosa, a representação da adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus, o encontro das bandeiras e o tradicional banquete aberto ao povo.

CONFIRA O BANQUETE

Carne bovina ……………..360 kg

Costela bovina ……………600 kg

Carne suína ………………..13 mil kg

Leitoa………………………….. 1 mil kg

Arroz…………………………….500 kg

Feijão…………………………..400 kg

Macarrão ……………………600 kg

Alho……………………………..120 kg

Cebola…………………………120 kg

Frango…………………………1 mil kg

Batata………………………… 1,5 mil kg

Óleo……………………………..1 mil litros

A festa deste ano foi organizada pelos agricultores Adilson Donizete Tusco, Alberto Carlos Baratela, José Carlos Tusco e Mauro Donizete Gasparini, que assumiram a missão de manter a tradição folclórico-religiosa iniciada em Palmital em 1931. A Amtrac garante apoio na organização e a Prefeitura dá o suporte para a preparação do recinto, além de realizar melhorias no acesso à Estância de Santos Reis na vicinal que faz ligação com Campos Novos Paulista.

A preparação do banquete de Santos Reis movimentou durante a semana a cozinha do recinto, sob coordenação de Toninho Fernandes. Centenas de voluntários trabalharam na produção de cerca de 20 toneladas de alimentos. As atividades foram acompanhadas pelo prefeito Luis Gustavo e vereadores que estiveram no recinto e liberaram equipes de funcionários da Prefeitura.

O recinto da Festa de Santos Reis conta com infraestrutura que inclui cozinha com área de alimentação coberta de 1,5 mil m², capela e estacionamento para grande número de veículos. São aproximadamente 3 mil m² de tendas, incluindo a área para o encontro das bandeiras, serviços e abrigo ao público. Também há espaço para comércio e banheiros químicos.

PROGRAMAÇÃO – A programação foi iniciada às 9 horas com missa campal sob tendas. A partir das 11 horas, a cozinha passou a servir refeições. Às 13 horas, as companhias das Anhumas, Faceiros e Três Ilhas iniciam suas apresentações com a passagem pelos arcos, seguido do Encontro das Bandeiras, que representa a chegada dos Reis Magos a Belém para louvar o Menino Jesus. Posteriormente, as companhias subiram ao palco para fazer a adoração ao Presépio.

TRANSPORTE – A Prefeitura de Palmital garantiu transporte gratuito até o recinto entre 8 e 16 horas deste sábado. Três ônibus foram disponibilizados nos pontos de embarque nas praças São José, da Matriz de São Sebastião e dos Trabalhadores (frente ao Posto Ireno), com saídas a cada uma hora.

MENSAGEM DO EX-DEPUTADO ANTONIO HENRIQUE BITTENCOURT DA CUNHA BUENO, RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO DO CENTRO CULTURAL DE PALMITAL E DUAS VEZES FESTEIRO DE SANTOS REIS COM EVENTO NA FAZENDA BOA HERANÇA, NA ÁGUA DO MATÃO

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.