A três dias do fim do prazo, Comarca de Palmital tem 4,8 mil eleitores sem biometria

A três dias do prazo de encerramento para a revisão do eleitorado na Comarca, que vai até quinta-feira, há 4.875 eleitores de Palmital, Ibirarema, Campos Novos Paulista e Platina que ainda não compareceram para atualizar o cadastro e fazer coleta dos dados biométricos. O trabalho está sendo feito pela equipe do Cartório Eleitoral, que funciona no edifício do Fórum, e segue determinação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

 

O processo foi iniciado em fevereiro e tem o objetivo de garantir mais segurança na identificação dos eleitores para a eleição municipal que ocorre em outubro de 2020. Durante o recadastramento, no qual há a atualização dos dados, o sistema também faz o registro de características pessoais dos eleitores, como foto, impressões digitais e assinatura. Quem não fizer a biometria terá o título cancelado e pode sofrer restrições por não estar regularizado junto à Justiça Eleitoral

 

 

Conforme consulta feita pelo JC nesta segunda-feira (28/10) ao sistema de divulgação da Justiça Eleitoral, houve o cadastramento dos dados biométricos de 24.094 eleitores na Comarca, que tem um total de 28.969 aptos a votar registrados. Este número representa uma cobertura de 83,17% do eleitorado somado de Palmital, Ibirarema, Campos Novos e Platina.

 

Palmital fez o cadastro biométrico de 14.068 dos 17.293 eleitores inscritos, com uma cobertura de 81,35%. Ainda falta atualizar os dados de 3.225 pessoas. Ibirarema tem o maior porcentual, com 86,71% (cadastrou 4.437 de 5.117 eleitores), e aguarda o comparecimento de 680 pessoas. Platina aparece na segunda posição, com 85,27%, e fez 2.362 atendimentos entre o eleitorado de 2.770 pessoas (faltam 408). Campos Novos fez a revisão dos dados de 3.227 dos 3.789 eleitores (restam 562), totalizando 85,17%.

 

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Carlos Alberto Guedes, o atendimento ocorrerá até quinta-feira no horário das 9 às 18h30. Ele lembrou que, desde o início de outubro, o órgão fez plantões durante os finais de semana. No último sábado, informou, foram atendidos cerca de 120 eleitores. No domingo, o número foi reduzido a aproximadamente 40 devido a problema no sistema de dados do TRE-SP.

 

Nesta segunda-feira, mesmo com o ponto facultativo decretado pelo Dia do Funcionário Público, o Cartório Eleitoral está trabalhando até 18h30. No início da tarde, quando a reportagem do JC esteve no local, haviam sido efetuados cerca de 40 cadastros biométricos. Guedes destacou que é importante as pessoas se anteciparem para fazer a biometria, para evitar que corram o risco ter de aguardar longo período para o atendimento.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.