Compartilhe
EMPREGOS. O setor agropecuário contribuiu com 22.702 vagas para o saldo de empregos formais gerados em junho, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no dia (25/7) pelo Ministério da Economia, que foi de 48.436 postos. 
LÁTEOS. A China abriu mercado para os produtos lácteos brasileiros. Os chineses habilitaram 24 estabelecimentos brasileiros para exportação de produtos como leite em pó e queijos. Atualmente, há 1,2 milhão de pequenos produtores de leite no Brasil. “Fiquei muito feliz e gostaria de passar essa boa notícia para os produtores brasileiros, que estão vivendo um momento difícil, acabaram de perder R$ 0,30 no litro de leite, e agora vão poder ter a perspectiva”, disse a ministra.
RECLASSIFICAÇÃO. A Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa aprovou, o novo marco regulatório para agrotóxicos, medida que atualiza e torna mais claros os critérios de avaliação e de classificação toxicológica dos produtos no Brasil. Também estabelece mudanças importantes na rotulagem, com a adoção do uso de informações, palavras de alerta e imagens (pictogramas) que facilitam a identificação de perigos à vida e à saúde humana.
DIA DO AGRICULTOR. Para comemorar o Dia do Agricultor, 28 de julho, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), promove ações para fortalecer e capacitar o produtor rural. A atuação busca reorganizar as Câmaras Setoriais, bem como capacitar as cooperativas para aumentar a competitividade no setor.  
DE TREM. Passeio de trem por propriedades rurais permite que o visitante colha frutas direto do pé. O trajeto, realizado por um trem, em São Miguel Arcanjo (cerca de 145 Km da capital), dura em torno de 40 minutos e faz com que o turista aprecie além da bela paisagem, as maravilhas oferecidas pelo agro paulista! Durante o passeio, são visitadas cinco propriedades de frutas típicas da região como nêspera, uva, decopon, lichia, ameixa, romã, pêssego, maracujá, caqui.

AZEITE. O portal agro de notícias Agrolink, noticiou que considerado o mais antigo e respeitado concurso de azeite do mundo, o L’Orciolo d’Oro, realizado em Pésaro, na Itália, escolheu o azeite gaúcho Olivas do Sul, como o melhor monovarietal (azeite obtido a partir de apenas uma variedade de azeitona) do Hemisfério Sul, na categoria frutado médio. Primeira competição nascida na Itália, o concurso reuniu três grupos em que as amostras de azeites são classificadas de acordo com a intensidade do fruto. 
ECONOMIA. A atividade econômica da Argentina registrou o primeiro aumento anual em maio após mais de um ano: o Estimador de Atividade Mensal (Emae) subiu 0,2% no quinto mês do ano em relação a abril e 2,6% contra maio de 2018. O aumento ocorre após 12 meses, seguido por contrações na comparação inter-anual, que são adicionadas a abril do ano passado, quando a EMAE permaneceu exatamente a mesma que no mesmo mês de 2017.
PARAGUAI. O portal de notícias El Agro do Paraguai, publicou que O presidente do Grupo Marfrig para a América do Sul, Dr. Miguel Gularte, garantiu que “o Paraguai é um país muito atraente para fazer investimentos”, mas disse que “não temos isso no radar a curto prazo, não há movimento nesse sentido ”. Gularte disse que, para fazer investimentos, os números devem ser analisados ​​corretamente, independentemente do valor que cada um coloca em seus ativos. 
URUGUAI. Entre os dias 27 e 29 de agosto, será realizado no Uruguai o Simpósio Latino-Americano de Avaliação de Riscos em Segurança Alimentar, onde o problema atual será discutido e afetará o futuro da produção de alimentos. As conferências de especialistas nacionais e internacionais, principalmente de países europeus, têm três questões pela frente: avaliação de risco microbiológico, avaliação de risco químico e resistência antimicrobiana.
CASA BRANCA. Sete cientistas, engenheiros e donatários do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, foram homenageados na Casa Branca como ganhadores do Prêmio Presidencial de Carreira para Cientistas e Engenheiros (PECASE). O premio é a mais alta honraria concedida pelo governo dos Estados Unidos a destacados cientistas e engenheiros que estão iniciando suas carreiras de pesquisa e que mostram uma promessa excepcional de liderança em ciência e tecnologia.

Compartilhe