BRICS
Aconteceu dias 13 e 14, em Brasília uma reunião a 11ª Cúpula do Brics, os chefes de Estado dos cinco países Brasil, Russi, India, China e Africa do Sul, aprovaram a Declaração de Brasília, com as principais decisões do grupo. Na área da agricultura, o documento reconhece a importância da cooperação entre os países e da gestão sustentável dos recursos naturais e destaca que o comércio no bloco deve se basear na ciência e na tecnologia.
BIOECONOMIA
Reitores de diferentes universidades da região amazônica brasileira assinaram uma carta de compromissos pelo desenvolvimento de pesquisas em bioeconomia para benefício do país e, principalmente, dos estados que abrigam a Amazônia. O ato marcou o encerramento do 1° Encontro de Bioeconomia e Sociobiodiversidade da Amazônia, realizado nos dias 12 e 13 de novembro, na Universidade do Estado do Amazonas, em Manaus.
FRUTAS
O Brasil fechou acordo com a China que viabiliza a exportação de melão para o país asiático. Em contrapartida, os chineses poderão vender pera para o mercado brasileiro. O acordo para exportação de melão é simbólico por se tratar do primeiro entendimento com a China sobre frutas.
ESTIMATIVA
A estimativa da safra 2019/2020 de grãos aponta para um novo recorde, com 246,4 milhões de toneladas, um aumento de 1,8% ou 4,3 milhões de toneladas em comparação à safra 2018/19. Os números são do 2º levantamento divulgado quarta-feira (13) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A pesquisa de campo foi realizada no período de 28/10 a 1º/11, com mais de 900 informantes em todo o país.
CLIMA
Os fenômenos climáticos são um grande fator de risco para a produção agrícola. Temporais, secas prolongadas e geadas, além de problemas fitossanitários podem comprometer a renda do agricultor por muitos anos. Para minimizar os riscos, foi autorizado por Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, um aporte de R$ 15 milhões para a subvenção do Prêmio de Seguro Rural, por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap).
UVA
Os envios de uva aumentaram significativamente em outubro, segundo dados da Secex. Inclusive, este foi o melhor outubro dos últimos seis anos, com fortes altas de 803% em volume e 757% em receita. Na parcial da safra (janeiro a outubro), os embarques totalizaram 29,3 mil toneladas, arrecadando US$ 60,3 milhões, 26% e 11% acima do mesmo período do ano passado, respectivamente. A boa demanda externa em conjunto com a ótima qualidade da fruta brasileira deve fazer com que algum volume seja enviado nas primeiras semanas de dezembro, principalmente aos EUA. 
CONECTIVIDADE
O Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) atualmente é vinculado apenas ao serviço de telefonia fixa, cada vez menos utilizado e obsoleto no Brasil. O PL 4061/19, do deputado José Medeiros (MT), quer permitir que os recursos do fundo sejam utilizados para financiar, de forma geral, políticas governamentais de telecomunicações, ampliando o acesso à Internet entre as famílias de baixa renda, e no meio rural.
BANCADA
O deputado Alceu Moreira (MDB-RS) será reconduzido para mais um ano na presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). A decisão foi tomada durante a reunião realizada no dia (12), quando membros do colegiado alteraram o estatuto para que cada presidente permaneça no mandato por dois anos, conforme regra antiga da bancada.
LARANJA
Produtores de cítricos comemoram os resultados da nova safra de laranja e anunciam recorde de produtividade, com 390 milhões de caixas (1.050 por hectare). Outra boa notícia é a mobilização de representantes do setor para combater o greening, uma doença sem cura, causada por um pequeno inseto que destrói os pomares de laranjas, limões e tangerinas.
SANEAMENTO 
O saneamento básico na área rural, pesquisado pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) há quase duas décadas, será tema de dois importantes eventos no Brasil – o 19º World Toilet Summit, em São Paulo (SP) e o Semiárido Show, em Petrolina (PE) -, com apresentação das tecnologias sociais, Fossa Séptica Biodigestora, Jardim Filtrante e Clorador Embrapa. É o maior evento de saneamento da América Latina, promovido há 18 anos consecutivos pela World Toilet Organization (WTO).

Compartilhe

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Não Permitido Cópia