PESTICIDAS
Levantamento da Produção Agrícola, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que a safra em agosto de 2019 será recorde na produção de grãos: 241,2 milhões de toneladas. Para garantir uma produção deste porte, ainda não dispomos de tecnologias alternativas aos pesticidas, responsáveis pelo combate de pragas e doenças propícios do clima tropical do Brasil.

SOJA PLUS
A ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) acaba de lançar o novo site do Programa Soja Plus, iniciativa que tem como objetivo capacitar gratuitamente o produtor rural na melhoria contínua da gestão da sua propriedade  por meio da aplicação de um checklist com 182 indicadores sociais, ambientais e econômicos durantes as visitas realizadas pelos técnicos do programa.
NANOTECNOLOGIA
Pesquisadores desenvolveram um novo fertilizante à base de hidrogel modificado, capaz de reunir em um único produto água e nutrientes e fazer a liberação de forma gradual. Seu uso racionaliza o emprego dos nutrientes, que são disponibilizados às plantas paulatinamente, ação obtida por meio de nanotecnologia. Desse modo, o produto reduz as perdas geradas por carreamento, que provocam impactos ambientais e financeiros. 
ARMAS
O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou, o Projeto Lei, do senador Marcos Rogério (DEM-RO). Com a promulgação da lei, a partir de agora é considerado, para fins de posse de arma de fogo, que a residência ou domicílio compreende toda a extensão do imóvel rural. Antes da lei, a posse era limitada à sede da fazenda e não a toda a propriedade. 
REFORMA TRIBUTÁRIA
Manter a atual carga tributária para o setor agropecuário, além da desoneração das exportações, garantindo o direito de o contribuinte ser restituído do valor acumulado, é o posicionamento da Frente Paramentar da Agropecuária (FPA), que apresentou duas emendas à PEC 45/2019, do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), sobre a reforma tributária. O assunto foi tema da reunião semanal do colegiado. 
POLINIZADORES
Abelhas, borboletas, besouros são animais polinizadores responsáveis por 5% a 8% da produção agrícola no mundo. Mas esses insetos e outras espécies importantes para a agricultura estão desaparecendo e a redução pode prejudicar a produção global de alimentos, segundo alerta da Organização das Nações Unidas (ONU). A importância da ação desses agentes polinizadores foi tema de debate em audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado. 
REUNIÃO
O subprocurador-geral da República e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, Augusto Aras, indicado ao cargo de Procurador Geral da República, participou de café da manhã com senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Os parlamentares presentes à reunião, coordenada pela senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), elogiaram a indicação de Aras para assumir a Procuradoria Geral da República.
MEL

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) anunciou a abertura do mercado do Kuwait para o mel do Brasil. Desde 2016, era aguardada a autorização pelo país árabe. Segundo a ministra, a certificação sanitária foi concluída pelo governo do Kuwait. “O Brasil pode exportar mel imediatamente”, disse em entrevista a jornalistas locais.
MERENDA
Como parte das ações de estímulo à produção de alimentos orgânicos nos municípios, para serem destinados às escolas municipais e estaduais do país, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), está apoiando a Santa Flor 2019 – Feira das Flores e da Agroecologia, que acontece em Santa Clara do Sul (RS). 
AMÉRICA LATINA
As inscrições para o seminário “Desafios e Oportunidades para a Agricultura na América Latina” vão até o dia 30 de setembro. No evento, que ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 10 e 11 de outubro, serão apresentadas e debatidas as principais conclusões do estudo divulgado recentemente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre papel da agricultura na América Latina e no Caribe. O evento terá tradução simultânea.

Compartilhe

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Não Permitido Cópia