
PLANO DE SAÚDE RURAL
O Caesp firmou, dia 8, uma parceria estratégica com a ADM Developer (Grupo ADM), empresa com 25 anos de atuação no mercado nacional e especializada em soluções de gestão em saúde — gestora oficial de planos de saúde do ecossistema Unimed. A iniciativa prevê a implantação de um plano de saúde voltado aos produtores rurais paulistas, com opções que vão desde a atenção básica nos municípios até o atendimento premium nas capitais, incluindo reembolso, concierge e rede hospitalar ampliada.
EMERGÊNCIA ZOOSSANITÁRIA
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) prorrogou por mais 180 dias o estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em detrimento do vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) – também conhecida como gripe aviária – em aves silvestres no Brasil. A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União. A prorrogação acontece de forma preventiva com objetivo de manter as condições do Mapa em adotar medidas de erradicação do foco de forma rápida.
FAO E UNIÃO EUROPÉIA
Representantes do governo brasileiro cumpriram uma missão estratégica na Europa em Bruxelas e Roma. As agendas focaram em temas essenciais como relações bilaterais, sustentabilidade e o posicionamento do Brasil como fornecedor responsável e inovador de alimentos no cenário global. A missão começou em Bruxelas, quando o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, se reuniu o embaixador brasileiro junto à União Europeia, Pedro Miguel.
TERRAS PÚBLICAS
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5861/2023, de autoria do deputado Lucio Mosquini (MDB/RO). A proposta autoriza a União e os estados a realizarem o mapeamento de imóveis rurais originados de terras públicas, medida considerada estratégica para a regularização fundiária e a reforma agrária.CONGRESSO ALASA 2025
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) discutiu, as operações de crédito e o seguro rural, durante o “XVII Congresso Alasa 2025”, promovido pela Associação Latino-americana para o Desenvolvimento do Seguro Agropecuário, em Brasília. A CNA é uma das apoiadoras do evento, que reúne seguradoras, resseguradoras, cooperativas agropecuárias, instituições financeiras, produtores, corretores, representantes de governos e especialistas de diversas partes do mundo.
PRODUÇÃO DE GRÃOS
Com a colheita das culturas de primeira safra em fase adiantada, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vem confirmando a perspectiva de uma safra recorde de grãos na temporada 2024/25, agora estimada em 330,3 milhões de toneladas. O volume, se confirmado, além de ser o maior já registrado na série histórica da Conab, representa um crescimento de 32,6 milhões de toneladas quando se compara com o ciclo 2023/24.
TRIGO/CEPEA
Os preços do trigo continuam em alta, impulsionados, segundo pesquisadores do Cepea, pela baixa oferta doméstica do cereal neste período de entressafra. A reduzida disponibilidade interna, e o consequente maior preço no Brasil, também tem elevado as importações de trigo. Dados da Secex analisados pelo Cepea mostram que, em março/25, foram adquiridas 651,79 mil toneladas do cereal, volume 12% acima do de fevereiro/25 e 27,6% superior ao de março/24. O preço médio de importação foi de US$ 234,07/tonelada em março, o que, em moeda nacional, seria de R$ 1.344,25/t, ou seja, mais competitivo que o valor praticado no mercado doméstico.
ALGODÃO
O papel do associativismo no fortalecimento da cadeia produtiva do algodão e sua contribuição para a retomada do crescimento da cultura nas últimas décadas foram temas centrais da participação da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) no “Seminário Algodão Paraná – Estratégias de incentivo à cotonicultura do Paraná”. A ExpoLondrina 2025, uma das principais feiras agropecuárias do País, que ocorre até o dia 13 de abril, celebra 63 anos de história com expectativa de superar os números da edição anterior. (Com informações de assessorias)
Mauricio Picazo Galhardo é jornalista
