Aldeias de Avaí recebem testagem em massa após confirmação de primeiro caso de Covid-19
Testes começaram a ser realizados nas aldeias da reserva em Avaí
Compartilhe

Realização dos testes foi um pedido das lideranças indígenas e começa nesta quarta-feira (19), duas semanas após o registro do primeiro caso positivo entre os moradores da reserva.

A partir desta quarta-feira (19), os indígenas que vivem nas quatro aldeias da Reserva de Araribá em Avaí (SP) começam a ser testados para Covi-19.

A testagem em massa foi um pedido das lideranças indígenas para o Ministério da Saúde, através da Secretaria Especial de Saúde Indígena, duas semanas depois que o primeiro caso de Covid-19 foi registrado entre os indígenas da reserva.

Os testes foram enviados pelo Instituto Butantã e serão aplicados até a próxima segunda-feira (24) cada dia em uma das aldeias. A primeira será a Aldeia Kopenoty, onde foi confirmado o primeiro caso e vivem 230 dos 650 indígenas da reserva.

Na quinta-feira (20), os moradores da Aldeia Ekeruá serão testados e na sexta-feira (21), será a vez dos indígenas da aldeia de Nimuendaju. Na segunda-feira (24), serão testados os moradores da aldeira Tereguá.

Indígenas passam por testes rápidos para detectar a Covid-19 em Avaí — Foto: Vanessa Aguiar/ TV TEM

Indígenas passam por testes rápidos para detectar a Covid-19 em Avaí

Primeiro caso de Covid-19

Tribo indígena de Avaí confirma primeiro caso de Covid-19

Tribo indígena de Avaí confirma primeiro caso de Covid-19

O primeiro caso confirmado foi de uma mulher de 49 anos que apresentou sintomas depois de ficar internada no Hospital Estadual para tratamento de uma queimadura. Foram realizados dois testes pela equipe de enfermagem da reserva, os dois deram positivo.

A paciente, que é hipertensa e diabética, ficou em isolamento social domiciliar e passa bem. A família dela também foi testada na época pela Secretaria Municipal de Saúde de Avaí e todos os testes deram negativo.

Aldeia indígena de Avaí reforça medidas contra o coronavírus — Foto: Reprodução/TV TEM

Aldeia indígena de Avaí reforça medidas contra o coronavírus

Desde o começo da pandemia, medidas foram tomadas para evitar a disseminação do coronavírus na reserva. O acesso às aldeias passou a ser controlado e uma equipe de saúde fica à disposição de todos para atendimento e também dar orientações.

FONTE: G1

Compartilhe