A mãe de um aluno da escola particular Ábaco, no bairro de Perdizes, zona oeste de São Paulo, denunciou a instituição por omissão diante de episódios de racismo sofridos por seu filho adolescente. Segundo relato registrado em boletim de ocorrência, o jovem foi alvo de ofensas como “macaco”, “escravo” e “preto adotado”.
A mãe ressaltou que não foi a primeira vez que o filho sofreu racismo na escola e que a instituição não tomou providências adequadas para lidar com os incidentes anteriores. A denúncia está sendo investigada pelo 23º DP sob sigilo, devido ao envolvimento de menores de idade.
Em resposta, o colégio confirmou a suspensão do agressor e alegou que este foi o primeiro caso de racismo de que tiveram conhecimento.
“[Racismo] é algo estrutural, precisamos conversar sobre isso. Não acho que adolescentes são totalmente inocentes, mas estão em formação, e é nosso papel trazer para a consciência questões que precisam ser discutidas”, disse a mãe da vítima em entrevista à Folha de S.Paulo.
Fonte: G1