O trabalho desenvolvido pelo Departamento de Educação da Prefeitura de Palmital, de formar crianças por meio do desenvolvimento das competências em diversas disciplinas, possibilita que tenham melhor preparação para conquistar a formação ideal e atingir os objetivos de vida. E o resultado das atividades estão aparecendo em avaliações diversas.
Um dos exemplos é a participação destacada de Palmital na edição de 2024 da Olimpíada Civap de Língua Portuguesa e Matemática. O concurso cultural promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema contou com a participação de 33 municípios, envolvendo 4.798 alunos dos anos finais do ensino fundamental, que representaram 225 turmas 94 escolas municipais. O objetivo foi testar as habilidades dos estudantes e descobrir novos talentos.
Palmital foi representada por 206 alunos do 5º ano das escolas municipais Maria Eulália Vieira Scala, Zezé Leão, Horácio da Silva Leite e Elisabete Soares Garcia, que participaram da primeira fase da competição, em 25 de setembro. Dezesseis alunos avançaram para a segunda fase, realizada em 23 de outubro em Cândido Mota. A cerimônia de premiação aos vencedores foi realizada na terça-feira da semana (12/11) passada em Quatá, em evento com a participação de 144 medalhistas, incluindo 6 estudantes palmitalenses.
Em Língua Portuguesa, Palmital levou medalha de ouro com Sofia Franco Negrão e Miguel de Oliveira Cantagallo, ambos da escola Zezé Leão, e medalha de prata com Luísa Moreira Paulino (Elisabete) e Cecília Vitória dos Santos Montequessi (Zezé Leão), que também foi ouro em Matemática e recebeu troféu por ser medalhista em ambas as áreas. Em exatas, também ganhou uma medalha de prata a aluna Melissa Batista Gavioli (Horácio).