Anta prenha é resgatada, mas morre dois dias depois de queimada no interior de SP

Uma anta prenha morreu após ser gravemente ferida em um incêndio em um canavial em Andradina (SP). O animal, que foi resgatado na última quinta-feira (12/09) e levado para a Associação Mata Ciliar em Jundiaí (SP), apresentava queimaduras graves e estava em estado crítico.

Segundo a coordenadora de fauna da Mata Ciliar, Cristina Harumi, a anta estava no início da gestação e, possivelmente, também amamentava um filhote que não foi encontrado. “Não encontramos o filhote que ela amamentava. Certamente, ele se perdeu ou morreu na queimada. Então, foram três vidas que o fogo consumiu”, lamentou Cristina em entrevista ao G1.

O animal foi localizado deitado próximo a um canavial nas imediações de uma usina sucroalcooleira em Andradina. A descoberta foi feita por uma funcionária da usina, que acionou a Polícia Ambiental ao perceber que a anta estava desorientada e severamente debilitada.

Após o resgate, uma força-tarefa foi montada para transferir a anta prenha de cerca de 200 quilos para Jundiaí, a 600 km de distância, onde fica a sede da Mata Ciliar, especializada no tratamento de grandes mamíferos vítimas de queimaduras.

Anta, ainda com vida, ferida em queimada em Andradina (SP) foi levada para ONG Mata Ciliar, em Jundiaí. Foto: Mata Ciliar

Durante o transporte, a anta foi sedada para evitar maiores sofrimentos. “Ela estava sendo monitorada o tempo todo e não sentia mais tanta dor. Todos fizeram o que estava ao alcance, a Polícia Ambiental, o hospital veterinário de Andradina, o zoológico de Bauru, que emprestou a caixa de transporte, e a Mata Ciliar”, explicou Harumi. No entanto, apesar de todos os esforços, o estado do animal era extremamente crítico.

De acordo com Samuel de Oliveira, coordenador de comunicação da Mata Ciliar, a anta tinha o corpo completamente queimado, sem pelos, e apresentava diversas lesões, principalmente nas patas. Além disso, o animal enfrentava problemas respiratórios, provavelmente devido à inalação de grande quantidade de fumaça.

Além das queimaduras externas, a anta passou por uma avaliação oftalmológica que constatou a perda de visão, resultado direto das queimaduras sofridas durante o incêndio.

Fonte: DCM

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.