Antes do show no Rock Caramujo, vocalista do Detonautas faz corrida no Jardim das Flores em Palmital

A banda Detonautas é a atração principal da primeira noite do Rock Caramujo nesta sexta-feira (26/09). Contudo, antes da participação no evento que ocorre no recinto José Leandro Sobrinho e deve atrair milhares de pessoas, o vocalista do grupo Tico Santa Cruz aproveitou a estadia em Palmital para cuidar da forma física, além de esbanjar simpatia e atenção com a população palmitalense.

Por volta das 18 horas, o líder do Detonautas foi até o Jardim das Flores para fazer corrida acompanhado de um dos produtores da banda. Ele conversou e fez fotos com integrantes de Equipe SupesAção, que realiza treinos na avenida Oriente e se concentra geralmente em frente ao Centro Cultural. Conforme informação, o “aquecimento” para o show em Palmital também inclui malhação em uma academia da cidade.

Vocalista do Detonautas posou para foto com a Equipe SuperAção

Conforme informações divulgadas na imprensa nacional, o empenho de Tico Santa Cruz na prática de atividades físicas em um motivo específico. Ele está em fase de preparação para disputar um triatlo, modalidade que inclui natação, ciclismo e corrida, no dia 20 de novembro. O cantor conta com ajuda de uma equipe multidisciplinar para orientá-lo na melhora de sua performance. A rotina de treinos, quando a agenda permite, inclui uma hora de natação no mar da praia de Copacabana, além de corrida e vários quilômetros de bicicleta.

Antes de começar a treinar, no final de 2024, Santa Cruz estava com 20 quilos a mais. Até que o excesso de peso começou a prejudicá-lo no palco. “Sempre tive o esporte na minha vida. Fiz Educação Física na faculdade, mas, em 2018, tive uma hérnia de disco. Fiquei um tempo parado, depois comecei a fazer natação e fiquei bem, me recuperei. O meu problema começou mais grave, na verdade, depois da pandemia. Peguei Covid que me fez perder a força. Não tinha disposição para conseguir fazer os meus exercícios. Com isso, comecei a ganhar muito peso, que subiu para 98 kg”, contou ele ao Gshow.

“Foi uma fase muito complicada. Até o final de 2023, início de 2024, foi uma fase muito ruim. Fiquei muito acima do meu peso, respirando mal, não conseguindo me locomover direito no palco, minha mobilidade ficou ruim e aí, num dado momento, resolvi começar a tentar voltar novamente, a fazer exercício”, conta ele ao Gshow. Na alimentação, Tico cortou o açúcar, o álcool e passou a incluir alimentos saudáveis como verduras, legumes e frutas.

“Ao ajustar a minha alimentação, comecei a me sentir bem e obviamente notei no meu corpo as melhoras. Comecei a ter mais energia e conseguir fazer os exercícios. E aí vira um ciclo positivo. Não estou falando de resultados estéticos, isso aí é uma consequência. A maior evolução é o resultado mental. Dá uma clareza e uma disposição maior que muda tudo.”

A mudança de Tico veio no momento que o músico conseguiu se organizar mentalmente com a ajuda da psicanálise. A terapia melhorou seu emocional e, com ela, viu diminuir sua ansiedade. “No momento em que conseguir controlar melhor a minha ansiedade, comecei a comer menos e isso me incentivou a fazer os exercícios. Retornei bem devagarinho e acho que faz toda a diferença porque, do contrário, surge a frustração e com ela a ansiedade que me fazia descontar na comida. Minha perda de peso foi gradual. Foram 20kg perdidos em dois anos. Hoje eu peso 78kg.”

Nem as viagens com a banda impedem Tico de manter seu treino. Durante uma turnê no interior do Brasil, o ônibus que transportava os músicos furou o pneu e nas três horas que o mecânico levou o veículo para o conserto, o cantor colocou um tênis e saiu correndo pela cidade.

“O que me levou a querer fazer o triatlon foi uma prova que fiz no início do ano: a corrida de São Sebastião. Ela me empolgou e resolvi correr neste ano. Quando me mudei para a Zona Sul do Rio, com a proximidade do mar, e principalmente com a praia de Copacabana, retomei a natação. Em 2018, comecei a nadar para curar a minha hérnia e nadei durante cinco anos seguidos. Ficou faltando só a bicicleta. Foi quando estudei a possibilidade de fazer um triatlon que, hoje, para mim, já é uma realidade. No dia 20 de novembro será minha primeira prova aqui no Rio”, lembrou.

Com informações do Gshow

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.