Aos 103 anos, aposentado encara segunda pandemia da vida

O ex-bancário e advogado aposentado Luiz Valentin Villanova, de 103 anos, morador de Bocaina (SP), tem logicamente muita história para contar. Neste ano, porém, ganhou um reforço em seu repertório de aventuras com a chegada da pandemia mundial de coronavírus. Afinal, o idoso é uma das poucas pessoas no mundo que está enfrentando a sua segunda pandemia na vida.

Nascido em fevereiro de 1917, Luiz Villanova ainda era um bebê quando precisou enfrentar os desafios de uma pandemia mortal que assolou o mundo. Historiadores estimam que a gripe espanhola matou 50 milhões de pessoas no mundo, dentre elas cerca de 35 mil brasileiros.

Luiz Villanova (à dir.) em foto de família nos anos 1920 após ele e seu pai se curarem da gripe espanhola — Foto: Arquivo pessoal

E entre os brasileiros infectados por aquele vírus que era um subtipo do Influenza A/H1N1 e que chegou ao país no fim de 1918, estava o morador de Bocaina, que pegou a gripe espanhola junto com seu pai. Villanova, ainda criança, ouviu dos pais o que era enfrentar uma pandemia.

 “Logicamente não me lembro dos sintomas, porque era um bebê, mas meus pais me disseram que tive sintomas leves e não sofri muito, ao contrário do meu pai, que ficou muito mal e quase morreu. Mas superamos a gripe espanhola e meu pai só foi morrer aos 91 anos de idade”, diz Villanova, orgulhoso a longevidade que é marca da família.

Nesta semana, Luiz Villanova resolveu gravar um vídeo para contar para familiares e amigos como vem enfrentando a sua segunda pandemia da vida. No vídeo, o ex-bancário e advogado aposentado explica que faz uma quarentena tranquila e ainda ensina a receita para manter uma saúde que ele classifica como “perfeita”.

Morando em uma chácara com uma das filhas e o genro, Villanova admitiu que sente um “medo natural” de contrair o novo coronavírus. Mas encara a situação com serenidade porque se sente protegido em seu isolamento domiciliar.

“Todo mundo tem que quer ter [medo] dessa droga que está acabando com os povos do mundo inteiro. Mas leio jornais todos os dias e estou acompanhando o movimento da doença, só não sei o que vai acontecer”, disse.

O aposentado garante que segue as orientações básicas do isolamento, como usar máscaras quando precisa sair de casa, além de se alimentar bem e tomar sol todos os dias.

O aposentado com a filha Marilda Monteiro Villanova e Affonso, com quem vive atualmente numa chácara em Bocaina — Foto: Arquivo pessoal

A “parte ruim” deste momento de pandemia, diz ele, é a saudade da família, o que inclui os seis filhos, 15 netos e 12 bisnetos. Para Villanova, o consolo é a existência da internet, que o ajuda a aproximá-lo de todos.

“Isolamento é sempre ruim, não pode ter contato, nem os filhos vêm aqui. Só converso com todos pela internet, mas pessoalmente seria muito melhor”, diz.

Luiz Villanova nasceu em Bocaina e diz que só deixou a cidade aos 34 anos para seguir sua carreira de bancário na capital paulista, onde morou por 66 anos e também trabalhou como advogado, até retornar à cidade natal.

Bocaina, cidade com pouco mais de 12 mil habitantes, registrava até este sábado (30) dez casos confirmados para Covid-19 e uma morte, segundo o governo do estado de São Paulo.

Luiz Villanova ensina os segredos para manter saúde "perfeita": se alimentar bem, fazer caminhadas e tomar sol diariamente — Foto: Arquivo pessoal

 

 

Fonte: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.