Aos 99 anos, brasileiro bate recorde mundial de natação nos 50 metros costas

Aos 99 anos, o brasileiro Anton Karl Biedermann continua surpreendendo nas piscinas. Recentemente, o atleta quebrou o recorde mundial nos 50 metros costas na categoria 100+, durante o Campeonato Estadual Master de Inverno, em Caxias do Sul. Ele, que compete pelo Grêmio Náutico União desde os 17 anos, completou a prova em 1m9s.

Apesar de ter começado a nadar apenas aos 12 anos, quando se mudou para Guaratinguetá (SP), Anton rapidamente dominou a técnica e seguiu participando de competições ao longo das décadas. Hoje, com 100 anos recém-completados, ele continua ativo, treinando seis vezes por semana. “Até hoje, quando tenho algum problema, sabe o que eu faço? Pulo na piscina”, ri. “Das duas uma: ou esqueço dos problemas ou encontro solução para eles”, comentou.

O amor pelo esporte vem de sua mãe, Alice, que incentivou Anton e sua irmã a aprenderem a nadar. Além disso, a influência refletiu-se na criação de uma família ativa, com dois dos quatro filhos de Anton, Carlos e Rosane, se destacando também no mundo dos esportes.

Agora, Anton se prepara para competir no Campeonato Sul-Americano Masters de Natação em Buenos Aires, ao lado de seu filho Carlos, sua filha Rosane e sua neta Paula. “São muitas as lições que aprendi com meu pai. A maior delas: aprender a perder, mas desistir jamais. Cada derrota serve de motivação e estímulo para lutar mais, treinar mais, estudar mais, para vencer na próxima”, completa Carlos.

Fonte: DCM

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.