Após chão ceder, homem é sugado por água em buraco e escapa 20 m adiante – Confira vídeo

“Foi um milagre”. É assim que todos os entrevistados desta reportagem, sem exceção, definem o fato ocorrido durante a chuva do final da tarde de segunda-feira (25/01), no Bela Vista, em Bauru. Na ocasião, após o chão de uma oficina – que fica sobre galerias pluviais – ceder, um homem de 50 anos foi sugado para dentro do buraco com água. Após ser levado para debaixo do solo, ele conseguiu sair, cerca de 20 metros adiante, já em um barracão vizinho.

A reportagem teve acesso ao vídeo que mostra quando a água começa a subir pela oficina e, alguns minutos depois, o momento em que o buraco se abre e a vítima é “engolida”. Um outro homem que estava filmando se desespera com a situação (veja vídeo no final). A cratera, inclusive, suga vários outros objetos ao redor.

“Não deu tempo de pensar em nada. Tenho uma relação muito boa com Deus e só posso acreditar que tenha sido isso. Foi um milagre”, conta a vítima, que é um dos sócios da oficina, localizada na quadra 13 da rua Afonso Pena.

Ele, que pediu para ter a identidade preservada, relata que existe um problema na galeria pluvial que fica sob o estabelecimento e, quando chove, a água começa a alagar a oficina. “Tem um buraco na parede, por onde a água escorre, uma espécie de ‘ladrão’. Eu fui desentupir esse buraco. Foi quando o chão cedeu e me engoliu”, narra. “Ainda estou com a adrenalina alta, sem sentir dor nenhuma. Mas, acho que só tive algumas escoriações leves. Levou meu óculos, tudo. Mas, não dá para acreditar que estou vivo. Sai no outro barracão, uns 20 metros de distância, em meio à água e barro. Foi Deus mesmo”.

O homem foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e, segundo nota da Prefeitura de Bauru, teve apenas ferimentos leves. Ainda segundo o comunicado oficial do Executivo, a prefeita Suéllen Rosim entrou em contato em solidariedade à vítima e para colocar o município à disposição para colaborar.

GALERIA

O coordenador da Defesa Civil, Marcelo Ryal, foi até o local e destacou que uma fatalidade não ocorreu por muito pouco. “O chão solapou e ele foi sugado pela água. Deus atuou. Era para a gente ter uma tragédia hoje (nesta segunda, 25) em Bauru”.

Secretário municipal de Obras, Marcos Saraiva também esteve na oficina na noite de ontem, acompanhado do diretor de Obras Públicas da pasta, Sidnei Rodrigues. “Ali, há dutos de galeria pluvial sob a oficina. São dois barracões, um que foi construído há cerca de 60 anos e outro mais recente, que tem uns 2 anos”, destaca Saraiva.

De acordo com o secretário municipal, a água foi infiltrando e deixou a área embaixo da oficina oca. Saraiva pontua, entretanto, que o local já estava parcialmente interditado. “Tive conhecimento desse problema logo que assumi a Obras. Inclusive, a Defesa Civil havia interditado uma parte desta oficina, bem a parte que o chão cedeu. Com a chuva e com a água subindo, o homem foi lá tentar desobstruir o buraco na parede para escoar a água. Foi quando o solo cedeu. É um milagre ele estar vivo”, relata.

SOLUÇÕES

O secretário de Obras afirma que, nesta segunda-feira mesmo, já foi feita a limpeza e o rescaldo na área atingida, que fica entre as ruas Afonso Pena e São Lourenço. Contudo, de acordo com ele, a solução definitiva para o problema passa pela demolição do barracão construído mais recentemente. “Estamos fazendo os relatórios, mas é algo que vai precisar ser feito”, pondera Marcos Saraiva.

Em nota, a pasta afirma ainda que a solução definitiva tem outro obstáculo: ela depende de um volume financeiro que o município não possui em caixa atualmente. Nesta terça-feira (26/01), a Secretária de Obras seguirá acompanhando a situação, contudo, adianta que, mesmo intervenções paliativas, dependem de tempo estável.

Já a Defesa Civil aponta que, após novas avaliações que serão feitas de risco de área, outros imóveis das imediações podem ser interditados.

Fonte: Jornal da Cidade

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.