Um incêndio ocorrido no início da noite de terça-feira (09/07), durante período de chuva em Palmital, afetou o funcionamento do Centro de Saúde Nelson da Cunha Bastos. O fogo atingiu uma caixa de entrada de energia e provocou a suspensão parcial dos atendimentos aos pacientes durante a quarta-feira (10/07). Após adequação das instalações elétricas, os serviços foram normalizados nesta quinta-feira (11/07).
O incêndio destruiu a caixa de entrada do prédio, que fica ao lado do protão de acesso na rua Francisco Severino da Costa. O local, onde estavam os medidores de consumo de eletricidade, pegou fogo e emitiu muita fumaça. A ocorrência foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Energisa, que desligou o padrão de energia para evitar novo curto-circuito.
A Prefeitura emitiu nota informando o problema e destacou que as consultas e procedimentos que não puderam ser realizados seriam reagendados pela equipe do Centro de Saúde. De acordo com a municipalidade, algumas salas mantiveram o atendimento, pois usam rede elétrica separada. A Sala de Vacinação, que não sofreu falta de energia, conta com geladeiras com baterias que garantem a preservação dos imunizantes por até 24 horas.
Durante a quarta-feira (10/07), equipes da Prefeitura trabalharam para retomar o fornecimento de energia a todo o prédio por meio de manobras que permitiram a ligação das salas a uma outra tomada de energia na rua João Leone. Todo o prédio foi reenergizado no período da tarde, permitindo a retomada de 100% dos serviços na quinta-feira (11/07). A caixa de energia afetada pelo incêndio deverá ser reformada para posterior religação com a rede da Energisa.