A Secretaria de Saúde da Prefeitura divulgou nesta segunda-feira (15/06) novo Boletim Epidemiológico que mostrou o crescimento considerável no número de notificações para o coronavírus em Palmital. Devido à mudança no protocolo de estatística do covid-19, houve o acréscimo de 36 casos sob investigação em apenas um dia. Enquanto isto, o número de pacientes com a doença confirmada também subiu, com mais quatro ocorrências em relação aos números verificados na semana passada.
Segundo a Prefeitura, a diferença nos números se deve ao novo protocolo de registro estabelecido pelo Ministério da Saúde. No início da pandemia, as notificações para o coronavírus consideravam todas as pessoas que apresentavam quadros gripais e Síndrome Respiratória Agra Grave, além de situação de contato com suspeito ou com pacientes confirmados. Em um segundo momento, passaram a ser notificadas apenas aqueles com problemas pulmonares e pessoas com proximidade dos doentes. Agora, houve o retorno ao primeiro estágio dos registros.
Conforme o balanço do órgão da Prefeitura, o número de notificações subiu de 57, com dados divulgados no domingo (14/05), para um total de 93 pessoas cadastradas que apresentaram quadro gripal, síndrome respiratória ou estiveram em situação de risco, bem como contato com pacientes confirmados. Deste total, foram confirmados 26 pacientes com o coronavírus, contra 22 informados no boletim anterior. Há 6 pessoas curadas e 19 em acompanhamento, que estão em isolamento domiciliar.
O boletim mostrou também que o número de pessoas que tiveram diagnóstico negativo para a doença subiu de 26, no domingo (14/05), para 46 nesta segunda-feira (15/05). Em contrapartida, o número de casos suspeitos mais que dobrou, passando de 9 para 21, considerando quadros gripais ou síndrome respiratória grave. Há ainda um caso que testou positivo em internação, cujo paciente está no isolamento em hospital fora de Palmital.