Após período de lotação e mortes, ala Covid da Santa Casa de Palmital está vazia

As ações de prevenção à transmissão e de vacinação da população estão proporcionando a desaceleração da pandemia do coronavírus em Palmital. Além da diminuição do número de novos casos confirmados e das três semanas sem mortes pela doença, houve a considerável queda no índice de hospitalização. Nesta terça-feira (20/07), a ala Covid da Santa Casa de Misericórdia ficou vazia pela primeira vez.

A unidade, que foi implantada em abril 2020, registrou crescimento no número de internações a partir de março, quando se intensificou a segunda onda da pandemia. Pelo crescimento na demanda, a Santa Casa ampliou o número de vagas e incrementou as práticas de tratamento, incluindo a utilização de capacetes respiradores que salvaram muitas vidas.

Devido à lotação da UTIs de hospitais da região, a entidade também de adequou para oferecer suporte respiratório a pacientes que necessitaram de intubação. Devido à gravidade do quadro pulmonar causada pela infecção da Covid, alguns doentes não resistiram e foram a óbito antes da transferência para unidades com terapia intensiva.

Segundo a Secretaria de Saúde, a ala recebeu 450 pacientes. A alta do último paciente, depois de um longo período de ocupação da unidade, ocorreu nesta terça-feira (20/07). O local chegou a ficar totalmente lotado em diversos períodos, inclusive com vários pacientes intubados em grave, que aguardavam transferência para UTIs na região. 

“Estamos sem nenhum paciente internado na ala Covid da Santa Casa nesta terça-feira”, comemorou a secretária de Saúde Nádia Ortiz. Ela informou que há apenas um paciente de Palmital internado, que apresentou complicações e foi levado para UTI em hospital de Assis.

Confira mais detalhes na versão impressa do JC

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.