Após quase 60 anos, AVOA encerra transporte passageiros entre Palmital e Assis em julho

A Auto Viação Ourinhos Assis (AVOA) deixa de operar no dia 14 de julho o transporte coletivo pela linha Palmital-Assis, que atende passageiros desde 1965. A medida, oficializada com a devolução da linha à Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), sob a alegação de inviabilidade econômica da operação, encerra um período de quase seis décadas em que a empresa manteve exclusivamente o serviço de ônibus intermunicipal no trecho que também atende Cândido Mota, Ibirarema e Salto Grande, até chegar em Ourinhos.

Na última segunda-feira (17/06), após a oficialização da devolução da linha entre Assis e Palmital (Autos 5232/DER/1965), juntamente com o trecho de Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo (Autos 5743/DER/1974), a Artesp publicou edital no Diário Oficial do Estado para substituição da empresa pelo período emergencial de 180 dias na operação das duas linhas de ônibus suburbanos no Vale do Paranapanema.

O objetivo da medida é chamar empresas interessadas que operam no Serviço Regular ou de Fretamento para evitar a suspensão dos serviços de transporte coletivo intermunicipal na região. A informação do encerramento do serviço foi passada por meio de contato telefônico da reportagem do JC com o guichê da AVOA em Assis, pois o atendimento em Palmital está suspenso devido à reforma do Terminal Rodoviário.

A data também foi confirmada por meio de nota da Artesp, em resposta à consulta feita pelo JC na manhã de quinta-feira. Segundo o órgão estadual, conforme a regulamentação do setor, a empresa pode desistir de “operar linhas caso não seja economicamente viável”, fazendo com que haja a necessidade da abertura de processo para “colocar outras empresas que queiram operar a linha”.

O chamamento foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 17 e a permissionária opera as linhas até 14 de julho. Cabe informar que o serviço de transporte intermunicipal não tem subsídios do poder público ou da Agência, as empresas só são remuneradas pela tarifa cobrada”, completou a nota de Artesp. As manifestações de interesse deverão ser encaminhadas até cinco dias úteis após a publicação do ato da agência para o e-mail: tc3@artesp.sp.gov.br.

AVOA – O diretor da Avoa, Luciano de Carvalho, foi ouvido por veiculo de imprensa da região e destacou que a devolução das linhas se deve à inviabilidade econômica para a manutenção do serviço. Ele alegou que houve queda no fluxo de passageiros durante a pandemia e o movimento não se recuperou. Afirmou ainda que até tentou parceria com prefeituras para garantir a operação, mas não obteve sucesso.

.

TRASNPORTE FOI PARALISADO NA PANDEMIA

Em 7 de abril de 2020, logo após a decretação da emergência sanitária e a interrupção de eventos e atividades presenciais devido à pandemia da Covid, a empresa anunciou a suspensão da circulação dos ônibus entre Assis e Ourinhos, que passam por Palmital, Ibirarema e Salto Grande, retomada parcialmente em 11 de maio. A medida foi adotada devido à inviabilidade financeira para manter a operação, insuficiente até para cobrir os custos com combustível, devido à considerável redução do número de passageiros.

Posteriormente, os serviços foram retomados em todos os horários devido ao relaxamento das restrições sanitárias. Mesmo assim, o movimento não se recuperou e, desde 1º de setembro de 2022, a AVOA passou a operar com redução nos ônibus na linha de Assis a Ourinhos. Houve a supressão de três horários em ambos os sentidos durante os dias de semana, incluindo o das 20h15. Também foram feitas mudanças nas rotas que atendem Ribeirão do Sul, Santa Cruz do Rio Pardo e São Pedro do Turvo.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.