Arcebispo de São Paulo, dom Odilo renuncia e recebe pedido do Papa para ficar mais 2 anos

O cardeal dom Odilo Scherer, comandante da Arquidiocese de São Paulo, renunciou ao posto e o Papa Francisco acolheu seu pedido. O pedido de renúncia foi feito em 21 de setembro, data em que completou 75 anos, e foi acolhido na terça (08/10), mas ele ficará no cargo até o fim de 2026.

Segundo carta divulgada pelo arcebispo de São Paulo, o procedimento é de praxe e ao atingir essa idade todos no posto devem “apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências”.

“Tendo completado 75 anos de idade em 21 de setembro passado, apresentei ao Papa Francisco minha carta de renúncia ao governo pastoral da arquidiocese de São Paulo, conforme estabelece norma canônica. A Santa Sé informou no dia 7 de outubro que o papa acolheu minha carta e dispôs que eu permanecesse ainda, por mais dois anos à frente da querida arquidiocese de São Paulo”, disse o cardeal.

A decisão papal de pedir a extensão no cargo pode ocorrer se o bispo ainda está com a saúde em dia ou participa de atividades pastorais em andamento. O Vaticano ainda não anunciou que vai sucedê-lo em 2026.

Fonte: DCM

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.