A ação de uma quadrilha na noite de domingo (01/10) mobilizou as unidades policiais da região. Os assaltantes usavam roupas de policiais civis e atacaram um ônibus de sacoleiros que passava por Tarumã. Depois de surpreendidos, os criminosos conseguiram fugir em um veículo em direção ao Estado do Paraná e, quando passavam por Palmital, trocaram tiros com uma equipe da Polícia Militar.
De acordo com informações da ocorrência, o ônibus de turismo com 31 passageiros que vinha do Paraná e seguia para São Paulo, foi interceptado por dois veículos na rodovia Miguel Jubran por volta das 21 horas e desviado até vicinal que dá acesso a uma usina. Em meio a um canavial, os assaltantes ameaçaram as vítimas e subtraíram celulares, grande quantidade de dinheiro e joias.
A PM foi acionada e compareceu ao local, onde encontrou seis assaltantes com fardamento parecido com o da Polícia Civil. Os ladrões reagiram disparatando contra os policiais e conseguiram fugir em um HB20 branco pela estrada. Eles abandonaram no canavial um Gol prata, com placas de Presidente Prudente.

Durante a fuga, os assaltantes também trocaram tiros com uma equipe da Polícia Militar de Palmital, que havia sido acionada para apoiar a ocorrência e localizou o HB20 saindo da vicinal João Izidoro Leandro e entrando na rodovia Nelson Leopoldino.
Os criminosos, armados com fuzil, dispararam cerca de 50 tiros contra a viatura da PM de Palmital. Os policiais revidaram e dispararam cerca de 40 vezes contra os assaltantes, que foram acompanhados até depois da divisa com o Paraná, mas conseguiram fugir novamente.
Na sequência, houve também perseguição e troca de tiros com policiais paranaenses. O veículo foi localizado pela manhã na área rural do município de Itambaracá. Os assaltantes não foram encontrados. Não foram registrados feridos durante os tiroteios. As vítimas do ônibus foram levadas para a Delegacia de Tarumã, onde era realizado o registro da ocorrência até a manhã de segunda-feira (02/10).