A Vigilância Epidemiológica de Assis divulgou nesta sexta-feira (13/03) que tem um segundo caso suspeito coronavírus, que está sendo monitorado. Trata-se de uma jovem que não tem doença de base e passa bem.
O caso permanecerá monitorado pela vigilância na residência e evitando contatos com demais pessoas. A paciente esteve em viagem à Europa, chegou em Assis dia 10 de março e apresentou sintomas leves no dia 12 de março. Ela procurou uma unidade de pronto atendimento particular, onde realizou coleta de exames para diagnóstico.
As amostras foram enviadas para o Instituto Adolfo Lutz e a Vigilância Epidemiológica aguarda o resultado laboratorial, que não tem prazo para ser divulgado.
PRIMEIRO CASO
A Secretaria Municipal da Saúde de Assis também monitora um caso suspeito de coronavírus em um jovem que esteve na França e chegou em São Paulo no dia 7 de março. O paciente, jovem, apresentou sintomas leves, procurou um pronto atendimento da rede particular, onde recebeu orientações e realizou exames para diagnóstico, que foram encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz, e também aguarda o resultado laboratorial, que poderá confirmar ou descartar a suspeita.
FAKE NEWS
Textos que circulam em redes sociais nesta sexta-feira informam que um jovem teria contraído a doença e, após ter chegado à cidade, circulado pela faculdade onde estuda. Porém, a informação foi desmentida pelo órgão municipal de Assis.
Diante da repercussão dos dois casos suspeitos de coronavírus em Assis, a Vigilância Epidemiológica fez um alerta sobre o perigo das fake news, além de um esclarecimento à população. O objetivo é mostrar à população a diferença entre caso suspeito, caso monitorado e caso confirmado.
Segundo o órgão, caso suspeito é aquele que preenche critério para investigação, apresentando algum sintoma sugestivo e que tenha viajado nos últimos dias. O caso monitorado é aquele caso suspeito que ficará em observação na residência, evitando contato com novas pessoas. Já o caso confirmado é aquele que receber o resultado positivo do laboratório Adolf Lutz.
O último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica foi às 12h04 desta sexta-feira, 13 de março, e salienta que “até o momento, Assis ainda NÃO TEM casos de Coronavírus confirmados”, finaliza.
Fonte: AssisCity













