Oferecer o apoio humanitário para que pacientes tenham uma melhor qualidade de vida e incentivar ações preventivas em prol da saúde pública. Estes são os objetivos principais da Associação Voluntária do Câncer Fuade Haddad. A instituição, que mantém parceria com a Prefeitura e realiza um trabalho complementar ao SUS, completou 25 anos de trabalho em Palmital.
A primeira parte da comemoração ocorreu na noite do último sábado (03/09), quando foi realizada uma missa em Ação de Graças na Matriz de São Sebastião. A celebração, que foi presidida pelo padre Otávio Peres, contou com a participação de voluntárias, representantes de entidades e convidados, além de um grande número de fiéis.

Na noite de segunda-feira (05/09), antes da sessão ordinária, a Câmara Municipal realizou uma reunião para homenagear as voluntárias da Associação Fuade Haddad. O vereador João Gil falou em nome do Legislativo e destacou os relevantes serviços prestados pela instituição em Palmital, oferecendo assistência às famílias de pacientes e proporcionando o calor humano às vítimas da doença.
João Gil enfatizou que a associação é formada por mulheres que se dispõem a acolher e estender a mão às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade devido ao câncer. “Faltam palavras para expressar tudo o que nosso município deve a vocês. Então, eu e meus pares prestamos homenagem a vocês e pedimos a Deus que possa continuar abençoando-as, concedendo a força e a resiliência para prosseguir neste trabalho social e vital”, finalizou.

A presidente Beth Zouki também fez uso da palavra para agradecer à Câmara, que oferece emendas impositivas em benefício da entidade, e à Prefeitura, pelas subvenções e apoio no atendimento aos pacientes. Ela também lembrou da história da associação, que ainda conta com voluntárias fundadoras e que também teve no comando Regina Menocci, Therezinha Coltro Arantes, Martha Abud Haddad e Ana Paula Forti Orlandi.
A Associação Fuade Haddad foi fundada com o objetivo de oferecer assistência aos pacientes encaminhados ao Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, e realizar ações de conscientização para prevenção à doença. As atividades incluem visitas e o fornecimento de alimentos, além de itens necessários aos tratamentos. A entidade funciona atualmente em sede na rua Manoel Leão Rego, no centro de Palmital, e atende pelos telefones (18) 99766-4669 e (18) 3351-5553.