Astrônomos monitoram asteroide que pode atingir a Terra em 2032

Um asteroide recentemente descoberto, denominado 2024 YR4, possui uma chance estimada de 2% de colidir com a Terra em 2032. Embora a probabilidade seja baixa, astrônomos seguem monitorando o objeto para refinar sua trajetória e obter mais informações.

O estudo pode ganhar um importante reforço com o uso do Telescópio Espacial James Webb, o mais poderoso já lançado ao espaço. O 2024 YR4 tem dimensões estimadas entre 40 e 90 metros de largura, comparáveis a um grande edifício, segundo o Dr. Paul Chodas, gerente do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA.

Embora seja pequeno em relação ao asteroide que extinguiu os dinossauros há 66 milhões de anos, sua colisão poderia causar destruição significativa em uma região de até 50 quilômetros de raio. Os cientistas afirmam que a velocidade do impacto seria de aproximadamente 38 mil km/h, tornando essencial um monitoramento preciso para estimar os reais riscos.

O 2024 YR4 foi detectado em 27 de dezembro pelo Telescópio Atlas, localizado no Chile, que integra um programa da NASA para identificar asteroides próximos à Terra. Desde então, ele tem sido observado por diversos telescópios ao redor do mundo, incluindo unidades nos Estados Unidos, Dinamarca e Chile. Atualmente, o asteroide está a mais de 48 milhões de quilômetros da Terra e se afastando, devendo permanecer visível até abril.

Fonte: DCM

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.