Atacante palmitalense integra o elenco de time da elite do futebol feminino brasileiro

A palmitalense Joyce Manfio está realizando o sonho de atuar atleta profissional e integrar o elenco de um time da primeira divisão do futebol feminino brasileiro. A atacante de 21 anos, que nasceu e iniciou sua trajetória esportiva em time de base apoiado pela Prefeitura de Palmital, foi contratada pelo Avaí/Kindermann, de Santa Catarina, e deverá disputar as principais competições nacionais na temporada 2023.

Nascida em Palmital, Joyce é a filha caçula da manicure Josiane e do funcionário municipal André Luis Manfio – os irmãos mais velhos são Alan Augusto e Anderson. Ela começou a treinar futsal aos 15 anos na equipe do técnico Rafael Arizono, com apoio da Prefeitura, e passou a se destacar em competições regionais, além de defender a delegação palmitalense na edição de 2018 dos Jogos Abertos do Interior, em São Carlos.

Devido ao talento nas quadras, Joyce foi levada em 2018 pelo treinador Rafael para o Estado de Santa Catarina, onde foi aprovada em uma “peneira” para integrar a equipe do Female, da cidade de Chapecó. Em 2020, houve a migração para os campos e a atacante foi para um time de Toledo, no Paraná, que defendia as cores do Coritiba em competições nacionais e internacionais, onde permaneceu até 2021.

Joyce Manfio foi incluída em janeiro no elenco do Avaí/Kindermann

O desempenho na equipe coxa-branca possibilitou a Joyce um contrato com a equipe do Criciúma (SC), onde atuou durante o ano passado. Ela foi destaque na final do Campeonato Catarinense de 2022, o que lhe garantiu o convite para assinar contrato com o Avaí/Kindermann. Ela se apresentou ao novo time em 10 de janeiro, após uma pré-temporada em Palmital sob os cuidados do treinador Victor Damaceno Coutinho no estádio Manoel Leão Rego.

O Avaí/Kindermann, que é sediado na cidade de Caçador, tem uma estrutura profissional de alto nível e disputa as mais importantes competições nacionais de futebol feminino. Joyce fez sua estreia no último sábado, nas quartas-de-final da Supercopa Feminina. Ela entrou no final da partida em Ceilândia (DF), na qual o time catarinense foi derrotado por 2 a 1 pelo Real Brasília.  Além da atividade esportiva, a palmitalense mantém a rotina de estudos e cursa o terceiro ano de Educação Física.

A atual equipe de Joyce é uma das forças da próxima temporada do Brasileirão Feminino Neoenergia 2023, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que terá partidas transmitidas em TV aberta por canais da Globo. A competição tem 16 clubes participantes e começa no dia 24 de fevereiro. A fase de classificação terá 15 rodadas até julho. Após pausa para a Copa do Mundo Feminina, na Austrália e na Nova Zelândia, será retornando para as finais entre agosto e setembro.

Palmitalense, a segunda em pé da esquerda para a direita, estreou na Supercopa Feminina

RECONHECIMENTO MUNICIPAL

A Prefeitura divulgou nota em redes sociais na quinta-feira enfatizando a conquista da atacante ao ser contratada pelo Avaí/Kindermann. “A ascensão de Joyce à primeira divisão é um reflexo de seu talento, de sua garra e do fomento ao esporte em Palmital, onde os atletas são apoiados e têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades. Além disso, a presença de um jogador local em um clube de renome é uma vitória para toda a cidade, que se orgulha de ver seus talentos sendo reconhecidos e valorizados em nível nacional”, diz trecho do texto.

A administração municipal destacou também que o futebol feminino vem ganhando cada vez mais destaque em Palmital e a presença da atleta na equipe catarinense é oportunidade para que o município seja ainda mais valorizado e reconhecido no cenário esportivo nacional. “Ao ver uma atleta local jogando em uma equipe importante, as crianças e jovens da cidade terão mais motivação para correr atrás de seus sonhos esportivos e, quem sabe, seguir os passos de Joyce. Parabéns pela conquista e boa sorte no Avaí! Os palmitalenses estão torcendo por você”, finalizou a nota.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.