Dois cães da raça pitbull atacaram dois irmãos, uma criança de 2 anos e um jovem de 18 anos, no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife ). O menino ficou em estado grave e foi internado no Hospital da Restauração, no Derby, na área central da cidade. A outra vítima foi atendida numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e recebeu alta.
O tutor dos cachorros foi preso após o ataque dos animais, que aconteceu na noite da terça-feira (18), segundo a Polícia Militar. Após se apresentar espontaneamente a policiais do 12º Batalhão, ele prestou depoimento na Central de Plantões da Capital, no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife. O homem foi solto para responder em liberdade.
As vítimas foram atacadas dentro de casa, na Rua Camponesa, na comunidade Sapo Nu. O tutor dos pitbulls é proprietário de um ferro-velho nesse local e mantém os cães como vigias do estabelecimento. Segundo testemunhas, os dois pitbulls entraram na casa onde estavam Ícaro Miguel, de 2 anos, e Kauã Victor, de 18 anos. O menino foi arrastado pelos animais para fora da casa.
“Quando eu saí do quarto, ele estava na cozinha. [O cachorro] já saiu arrastando ele para fora. Entrou em casa e saiu arrastando para fora. Ele agoniado, gritando. Todo mundo está mal. Quase que ele perde uma perna”, contou Kauã Victor Avelino de Barros, irmão de Ícaro Miguel.
Juliana de Souza, mãe dos meninos, explicou que não estava em casa na hora do ataque e disse que se desesperou ao ver a situação de Ícaro.
“Ontem eu ainda cheguei a ver ele, depois da cirurgia. Ele ainda estava meio grogue, mas estava estável. A preocupação todinha foi a cirurgia, que foi muito delicada. Tirou muita carne e teve uma cirurgia muscular. Por pouco não perdeu a perna. Nem dormi porque quando eu fecho o olho, só imagino aquele bebezinho, aquela criança bem pequenininha, e os dois cachorros monstros em cima dele”, contou Juliana, em entrevista à TV Globo (veja vídeo abaixo).
“A criança foi levada em estado grave para o Hospital da Restauração, e o jovem foi atendido na UPA do Curado e recebeu alta após procedimentos mais simples”, afirmou a Polícia Militar em nota divulgada na manhã da quarta-feira (19/03).
Em nota, o Hospital da Restauração afirmou que a criança mordida pelos pitbulls passou por procedimento cirúrgico e está internada, com quadro de saúde estável, aos cuidados da equipe de pediatria.
“Os cachorros todos cheios de sangue do meu filho. E o que o dono fez? Botou os cachorros para dentro e se trancou junto com eles. Não fez nada, não foi lá socorrer, não viu se meu filho estava bem, só entrou e se trancou, se escondeu”, disse Josué Alves de Lima Filho, pai das vítimas.
O que diz o tutor dos animais
O dono do ferro-velho e tutor dos animais, Severino Tertuliano Xavier, de 76 anos, contou à TV Globo que:
- não soltou os animais e que acredita que alguém abriu os portões e os cães fugiram;
- isso aconteceu quando ele chegou ao local com rações para os animais;
- foi atrás dos pitbulls e os trouxe de volta para o ferro-velho;
- entrou em contato com os pais das vítimas para saber se precisam de algo;
- não voltou ao ferro-velho porque estava com medo de represálias de moradores da área.

Investigação
Em nota, a Polícia Civil afirmou que:
- investiga o caso como “outras lesões corporais”;
- “de acordo com testemunhas, a criança foi atacada pelos cachorros quando passava pelo local com o irmão, que também foi lesionado na tentativa de defendê-la”;
- um inquérito policial foi instaurado e “as diligências seguem até elucidação do caso”.
Fonte:g1