Ataque em Botucatu: ‘Se estivesse de pé, teriam me acertado’, diz professora que teve casa atingida por 15 tiros

Entre os moradores de Botucatu (SP) que viveram momentos de pânico na noite desta quarta-feira (29) durante o ataque de criminosos a pelo menos três agências bancárias, poucos viram de tão perto o perigo como a professora Luma Leme Souza. A casa onde ela mora, na Rua Rangel Pestana, teve as paredes atravessadas por pelo menos 15 balas.

A professora conta que normalmente dorme na sala, mas na noite de quarta-feira decidiu ir para o quarto. De lá, começou a ouvir o tiroteio por volta das 23h30, barulho que começou a ficar mais alto, indicando uma suposta aproximação dos criminosos.

Bandidos atacam agências bancárias e levam pânico ao interior de São Paulo
Bandidos atacam agências bancárias e levam pânico ao interior de São Paulo

“Liguei para o meu pai e falei que estava ficando mais perto [os tiros], aí teve um momento que eu levantei para olhar por um buraquinho da janela porque eu ouvi passos. Vi pessoas descendo de uma caminhonete e deitei na cama. Quando o primeiro tiro acertou minha casa, desci da cama que fica ao lado da janela e me joguei no chão”, relembra a professora.

A moradora destaca que um dos tiros abriu um grande buraco na parede da lavanderia de sua casa e que a situação foi de pânico absoluto. Emocionada, ela contou à reportagem da TV TEM que chegou a pensar no pior.

Moradora que teve casa alvejada durante ataque a bancos de Botucatu relata pânico

Moradora que teve casa alvejada durante ataque a bancos de Botucatu relata pânico

“Eram muitos tiros. Fiquei com medo de um deles passar pela janela e me acertar. Na minha lavanderia fez um buraco enorme. Se eu estivesse na sala ou de pé em algum cômodo, teriam me acertado”, disse.

Moradora que teve casa alvejada durante ataque a bancos de Botucatu relata pânico — Foto: TV TEM/Reprodução

Moradora que teve casa alvejada durante ataque a bancos de Botucatu relata pânico — Foto: TV TEM/Reprodução

O pai de Luna, o eletricista Hélio Silva de Souza, explicou que, por morar em uma chácara afastada da cidade, disse que só pensou em acalmar a filha e orientá-la principalmente a ficar deitada no chão.

“Estava na chácara e não podia ir pra casa dela. Quando ela ligou desesperada, falei: ‘Vai pro banheiro e deita no chão’. Eu fiquei preocupado, ainda mais depois que vi que 15 balas atravessaram a parede e foram para dentro de casa”, disse o eletricista.

Casa de moradora foi atingida com 15 disparos durante ataque — Foto: Reprodução/TV TEM

Casa de moradora foi atingida com 15 disparos durante ataque — Foto: Reprodução/TV TEM

Ataque

Criminosos atacaram pelo menos três agências na Rua Amando de Barros, no centro de Botucatu  — Foto: Arte G1

Criminosos atacaram pelo menos três agências na Rua Amando de Barros, no centro de Botucatu — Foto: Arte G1

O ataque em Botucatu começou por volta das 23h30 e durou cerca de três horas. O crime causou pânico na cidade e pelo menos 40 homens teriam participado da ação.

Os criminosos trocaram tiros com a polícia e incendiaram veículos, um deles em frente ao batalhão da PM, para atrapalhar a ação dos policiais. Outros cinco veículos foram incendiados em rodovias nos acessos a cidade.

Além das agências bancárias e de uma joalheria, os criminosos invadiram uma casa durante a ação e fizeram uma família refém. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os homens entrando na garagem da residência e também em um estacionamento, onde pessoas foram empurradas para fora pelos criminosos. (Veja abaixo)

Bandidos invadem casa e fazem moradores reféns durante ataque a bancos em Botucatu

Bandidos invadem casa e fazem moradores reféns durante ataque a bancos em Botucatu

Pela manhã, em um novo tiroteio entre policiais e criminosos na Rodovia Marechal Rondon, um suspeito ficou ferido após ser baleado enquanto tentava fugir. Ele foi socorrido, mas chegou morto ao hospital.

Bandidos atacam agências bancárias em Botucatu — Foto: Reprodução

Bandidos atacam agências bancárias em Botucatu — Foto: Reprodução

Policiais do GOE (Grupo de Operações Especiais) e da Rota foram acionados e estão na cidade. Na Rua Rangel Pestana, que foi usada na rota de fuga, os criminosos trocaram tiros com a polícia e abandonaram um veículo que foi totalmente alvejado. Os tiros também atingiram imóveis no local.

Criminosos deixaram explosivos para trás durante a ação em Botucatu  — Foto: TV TEM/ Reprodução

Criminosos deixaram explosivos para trás durante a ação em Botucatu — Foto: TV TEM/ Reprodução

Equipes da Polícia Militar fazem patrulhamento pelas vias que dão acesso ao município. Até o momento, foram apreendidos fuzis, veículos, dinheiro e munições, que estão sendo contabilizados e periciados. O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) foi acionado e auxilia nas buscas, assim como o Helicóptero Águia.

Moradores registram incêndio causado por criminosos em Botucatu

Moradores registram incêndio causado por criminosos em Botucatu

Em uma ação coordenada, bandidos atacaram simultaneamente pelo menos três agências bancárias na região central. Os criminosos usaram explosivos para destruir uma das agências.

Nas outras foram encontrados explosivos não detonados. Equipes do Gate foram até cidade para recolher as dinamites, que foram detonados em uma área afastada. Em um vídeo registrado por moradores é possível ver o fogo causado por uma das explosões. (Veja acima)

Terror em Botucatu: bandidos atacam agências bancárias e trocam tiros com a polícia

Terror em Botucatu: bandidos atacam agências bancárias e trocam tiros com a polícia

A página da Prefeitura de Botucatu no Facebook publicou um comunicado orientando que moradores fiquem trancados em suas casas.

“A Prefeitura de Botucatu solicita a todos os munícipes que durante esta madrugada permaneçam em suas casas e não procurem possíveis pontos danificados pela cidade, para que isso não coloque em risco a segurança de todos e não interfira no trabalho das forças de segurança.”

Em nota, o Itaú Unibanco informou que nenhum cliente ou funcionário ficou ferido durante a ação disse também que a unidade da Rua Amando de Barros está fechada temporariamente para reparos e os clientes que necessitarem de atendimento presencial poderão se redirecionar à agência no bairro Cidade Alta ou utilizar os canais digitais.

Já o Banco do Brasil, que teve a agência explodida pelos criminosos, informou que o ataque causou danos estruturais em parte da unidade pelo uso de explosivos. O local passou por perícia nesta manhã e após a liberação da unidade, equipes de engenharia e manutenção do BB serão deslocadas para o local, quando iniciarão avaliação dos danos e procedimentos de limpeza.

A nota destaca ainda que não há um prazo para normalização do atendimento. Ressalta ainda que Banco do Brasil não informa valores subtraídos durante ataques as suas unidades e que colabora com as investigações.

O Bradesco disse que a agência atacada está fechada e que ainda está apurando o ocorrido.

Agências bancárias foram atacadas na madrugada desta quinta-feira (30) em Botucatu — Foto: TV TEM/Reprodução

Agências bancárias foram atacadas na madrugada desta quinta-feira (30) em Botucatu — Foto: TV TEM/Reprodução

Ação semelhante

O ataque a agências bancárias de Botucatu (SP) não é novidade na cidade. Há apenas sete meses uma ação parecida, mas em menor proporção, também tirou o sono dos moradores.

Em 11 de dezembro do ano passado uma quadrilha fortemente armada assaltou uma agência da Caixa Econômica federal. Assim como na ação desta quarta, os criminosos também chegaram durante a madrugada e dispararam vários tiros pela cidade.

Neste ano já foram registrados ataques deste tipo em Avanhandava e Ourinhos.

Fonte: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.