Ibirarema comemora na manhã deste sábado seus 80 anos de emancipação político-administrativa. Para marcar a data, a Prefeitura preparou uma comemoração especial na praça Francisco Duarte, da igreja Matriz dedicada à padroeira Nossa Senhora de Lourdes. O objetivo do evento é celebrar mais um aniversário do município e oferecer opções de lazer e diversão para todas as famílias ibiraremenses.
A programação será aberta com ato cívico previsto para começar às 8 horas, com a presença de autoridades, representantes de entidades e convidados. Durante o evento, o Departamento de Educação fará a premiação dos alunos de rede municipal que se destacaram na 27ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e na plataforma Elefante Letrado (leitura digital para crianças).
Além do bolo comemorativo preparado pela Prefeitura para ser distribuído à população, a festa do aniversário também contará com o espetáculo infantil “Bonecos, Ritmos e Músicas”, com a Cia. Bonecos Urbanos. A apresentação, que como proposta promover a interação entre personagens e o público, faz parte do programa do circuito Difusão CultSP, desenvolvido pelo governo do Estado por meio da Associação Paulista Amigos da Arte.
HISTÓRIA – Ibirarema se originou de um pequeno povoado denominado Pau D’Alho, localizado nas margens de um pequeno rio homônimo. A espécie de árvore de madeira mole e com forte odor de alho, abundante na região, emprestou o nome ao córrego e ao vilarejo. Em 1913, as primeiras explorações para a construção da Estrada de Ferro Sorocabana passaram pela região e fez com que alguns moradores da região transferissem suas residências para a margem da futura ferrovia.
Os pioneiros deste deslocamento foram João Corrêa e Nadário Marana, que fundaram nas proximidades dos trilhos da Sorocabana o povoado de Ibirarema. Em 1914, após a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana, o novo povoado começou a progredir, atraindo cada vez mais moradores. Em 1922, por meio da Lei nº 1.889, de 11 de dezembro, foi elevado a condição de Distrito de Pau D’Alho e posteriormente anexado ao município de Salto Grande. O Distrito foi transformado em município de Ibirarema pelo Decreto-Lei nº 14.334, de 30 de novembro de 1944 e instalado a 1º de janeiro de 1945, ganhando autonomia político-administrativa própria e tendo como sede do Poder Judiciário a Comarca de Palmital.
Com terras férteis e planas, o município tem como base econômica a agricultura e a agroindústria da cana-de-açúcar. A principal empresa estabelecida no município é a Usina Enersugar, que iniciou atividades em 2020, depois que um grupo de empresários adquiriu e reformou as instalações industriais abandonadas. O município tem como destaque as ações voltadas ao meio ambiente e ao turismo, com a realização de eventos que atraem grande número de visitantes da região.