Após quase 68 anos de atividades, a Auto Viação Ourinhos Assis (AVOA) deixou de operar no último domingo, 14 de julho, o transporte coletivo pela linha Palmital-Assis. A medida oficializa a devolução da linha à Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), sob alegação de inviabilidade econômica da operação. Ainda não há empresa para assumir o serviço, segundo o órgão do governo estadual.
A avoa, que começou a operar o serviço em 1965, também encerrará o atendimento às cidades de Cândido Mota, Ibirarema e Salto Grande no trecho que faz ligação com Ourinhos. Em junho, após o anúncio da devolução da linha, a Artesp abriu chamamento público para encontrar empresa que assuma o serviço e evite a interrupção do transporte.
Em resposta a demanda feira pelo JC, a Artesp não especificou se houve interessados e destacou que as empresas “podem encerrar a operação de linhas caso não seja viável economicamente”, lembrando que o chamamento foi feito para buscar alternativas para a manutenção do transporte. “O trecho em questão continuará sendo atendido pela linha rodoviária operada pela empresa Andorinha, Autos 4656: Presidente Prudente – São Paulo”, finalizou a agência.
Após a divulgação da devolução da linha, o diretor da Avoa, Luciano de Carvalho, destacou que a medida se justifica na inviabilidade econômica para a manutenção do serviço. Ele alegou que houve queda no fluxo de passageiros durante a pandemia e que o movimento não se recuperou. Afirmou ainda que até tentou parceria com prefeituras para garantir a operação, mas não obteve sucesso.
PANDEMIA – O fluxo do transporte suburbano de passageiros teve grande queda desde o início da pandemia da Covid, quando a decretação da emergência sanitária em abril de 2020 fez com que os ônibus parassem por mais de um mês. Devido ao baixo movimento nos anos posteriores, houve a redução gradual nos horários de circulação entre Assis e Ourinhos, passando por Palmital. Como a demanda não se recuperou, a AVOA optou por encerrar as operações no trecho.