Bactéria comedora de ânus mata em 30% dos casos e alerta comunidade científica

A síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS) é causada por uma forma mais grave da bactéria que causa o estreptococo A

Uma situação inusitada vem alarmando autoridades do Japão e causando desinformação. O chamado “vírus comedor de ânus” — como passou a ser denominado nas redes sociais – vem se espalhando no País, chegando a causar alerta.

Apesar do “apelido” de vírus, o alerta vale na verdade para uma bactéria, denominada Streptococcus pyogenes, também conhecida como estreptococo do grupo A. Ela passou a ser chamada de vírus devido à sua forma de agir.

Esta bactéria pode causar uma série de condições, desde infecções de garganta e amígdalas até doenças mais graves, como escarlatina, febre reumática e síndrome do choque tóxico. A bactéria pode se proliferar na garganta, pele, ânus e órgãos genitais.

A taxa de mortalidade dos infectados chega a 30%, o que é o motivo de tanta preocupação, segundo cientistas, médicos e autoridades da saúde naquele país.

Nos dois primeiros meses de 2024 foram registrados 941 casos, o que deve ultrapassar os anos anteriores. Apesar disso, a bactéria “não ‘come’ ânus”, como foi sugerido em algumas postagens nas redes sociais. Na verdade, ela pode colonizar orifícios corporais, como ânus, garganta, narinas e genitais, onde causa complicações.

Bactéria misteriosa

A bactéria aparece com mais frequência em idosos a partir dos 65 anos. Entretanto, o surgimento de muitos casos com pacientes com menos de 50 anos tem deixado as autoridades alarmadas.

No pior registro, um adolescente de 14 teve que amputar as mãos e os pés em razão do choque tóxico causados por complicações da bactéria.

“Há muita coisa que não sabemos sobre a atuação. Sobretudo essa forma fulminante de ataque, graves e repentinas do estreptococos. Também não temos ainda condições de explicar”, publicou o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) em comunicado recente.

Fonte: Jornal Extra

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.