Bariri elege a primeira vereadora trans na história da Câmara

Myrella Soares da Silva (DEM) é eleita com 343 votos e torna-se também a única mulher a ocupar cargo eletivo na cidade na legislatura 2021-2024.

As eleições municipais deste domingo (15) foram marcadas em Bariri (SP) por um fato inédito na história da cidade depois que a servidora pública municipal Myrella Soares da Silva, do DEM, tornou-se a primeira mulher trans a se eleger para um cargo eletivo na cidade de cerca de 35,5 mil habitantes.

Com 343 votos, Myrella, de 39 anos, foi eleita vereadora com a oitava maior votação e tornou-se ainda a única mulher na cidade a conquistar um cargo público no voto popular – ela vai dividir o plenário e a tribuna da Câmara com 8 homens.

Apesar de destacar o ineditismo de seu feito e o pioneirismo na luta por sua identidade, Myrella diz que não quer ser vista em seu mandato apenas como “uma trans que é vereadora”.

Myrella durante a campanha eleitoral pelas ruas de Bariri — Foto: Arquivo pessoal
Myrella durante a campanha eleitoral pelas ruas de Bariri

“Fui a primeira trans servidora pública de Bariri, a primeira a trocar o gênero nos documentos assim que a lei permitiu, a primeira a fazer a cirurgia de transição na cidade, mas sou reconhecida aqui muito mais pelo meu desempenho na área da saúde, onde atuo”, diz Myrella.

Paranaense de Jandaia do Sul, Myrella Silva mudou-se para Bariri aos 4 anos de idade. Solteira, mora com a mãe e a família. Formada em artes visuais e design, Myrella já havia tentado se eleger vereadora nos dois últimos pleitos, em 2012 e 2016, sem sucesso.

Myrella Silva (à frente) na repartição pública da área da saúde de Bariri onde atua: "Sou reconhecida pelo meu trabalho"  — Foto: Arquivo pessoal
Myrella Silva (à frente) na repartição pública da área da saúde de Bariri onde atua: “Sou reconhecida pelo meu trabalho”

No ano passado, conta que concluiu sua transição com a cirurgia definitiva, para ela o capítulo final de um processo que começou há mais de 20 anos, quando, como conta, começou a se entender como mulher. Agora eleita, diz que vai lutar pela defesa da diversidade e pelas minorias.

“Sou afrodescendente e trans, mas reconhecida por meu trabalho. Quem me conhece há tempos e pegou o início da minha transição sabe que sou trans, mas muita gente sabe apenas que sou uma servidora pública dedicada. Prefiro que entendam que sou uma vereadora que, por acaso, é trans”, diz Myrella.

A nova vereadora de Bariri passa a integrar uma estatística que só cresce no Brasil. Segundo levantamento da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), pelo menos 25 candidatos e candidatas trans conquistaram uma vaga nas Câmaras de Vereadores do país, um aumento de 200% em relação ao pleito de 2016.

Entre eles, dois transexuais estão entre os dez vereadores mais votados da capital neste ano. Erika Hilton (PSOL) recebeu 50.508 votos e foi a 6ª mais votada, e Thammy Miranda (PL), filho da cantora Gretchen, teve 43.321 votos, o 9º da lista.

FONTE: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.