A inundação que ocorreu no município de Bandeirantes, no Norte do Paraná, após a barragem do Rio Ribeirão das Antas transbordar, no domingo (05/03), afetou 1.110 moradores, de acordo com a Defesa Civil Estadual.
A cidade paranaense fica a pouco mais de 50 quilômetros de Palmital é um destino muito procurado pelos fiéis da região por conta do Santuário de São Miguel Arcanjo. A barragem de Bandeirantes transbordou depois o alto volume de chuvas registrado na região, com um acumulado de cerca de 160 milímetros de chuva em pouco tempo.
Os dados foram atualizados no fim da noite de domingo (05/03). Conforme o boletim, 400 pessoas que precisaram deixar temporariamente suas casas permanecem desalojadas. Cinco pessoas estão desabrigadas e outras cinco se feriram.
A Prefeitura de Bandeirantes montou abrigos temporários em escolas municipais. Em virtude dos alagamentos, a administração municipal cancelou as aulas nesta segunda-feira (06/03).
O município do norte paranaense também decretou situação de calamidade pública. Ainda conforme o boletim da Defesa Civil, um total de 270 casas foram danificadas.
CARROS ARRASTADOS PELA FORÇA DA ÁGUA
A enxurrada atingiu dezenas de bairros de Bandeirantes, especialmente os da região sul. Imagens divulgadas pela prefeitura mostram que a força da água foi tamanha que carros que estavam estacionados acabaram arrastados.
Moradores foram resgatados das ruas com o auxílio de maquinário pesado, como retroescavadeiras.
“A enchente abalou a cidade de Bandeirantes. Decretamos situação de calamidade pública, e fizemos um levantamento de todas as áreas atingidas. O que ocorreu foi uma tromba d’água, devido ao volume de chuvas que aconteceram na região em pouco tempo”, afirma o prefeito de Bandeirantes, Jaelson Ramalho Matta.
O prefeito de Bandeirantes disse, ainda, que a barragem do Rio Ribeirão das Antas, no norte do Paraná, não se rompeu. “A barragem está segura. Ela não rompeu e não vai se romper. Os engenheiros da prefeitura fizeram um levantamento no local e avaliaram que não há risco iminente. Pelo contrário, a barragem cumpriu o seu papel e ajudou a conter o volume e a força da água, protegendo os bairros mais baixos”, completou.
DOAÇÕES
A Prefeitura de Bandeirantes está recebendo doações para auxiliar as famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade. Os moradores precisam especialmente de água potável e produtos de limpeza e higiene.
A administração municipal disponibilizou o WhatsApp 43-3542-3322, para arrecadar as doações.
Entidades da sociedade civil e religiosas também estão recebendo donativos. Os canais oficiais de doações são os seguintes:
PIX: 78.212.651/0001-32 – Cáritas Diocesana de Jacarezinho
camilllafelix@hotmail.com – OAB de Bandeirantes
02.300.079/0001-00 – Rotary Clube de Bandeirantes
Fonte: UOL







