Benedita Leite Alves, a Ditinha da Telesp, completa 90 anos

A família de Benedita Leite Alves, carinhosamente conhecida como Ditinha da Telesp, enviou texto e fotos ao JC nesta terça-feira (29/07) para comemorar seus os 90 anos de vida e homenageá-la pelo seu perfil como “mulher à frente do seu tempo”. Filha mais velha de uma família de nove irmãos, desde muito cedo ela assumiu responsabilidades que moldaram sua força e caráter.

Nascida em 29 de julho de 1935, em Araçoiaba da Serra, Ditinha foi a primogênita de Domingos Américo Leite e Zoraide Machado Leite. Na infância, mudou-se com a família para Palmital, onde começou a trabalhar ainda menina na lavoura, ajudando a criar os irmãos mais novos. Com o tempo, também atuou como empregada doméstica e garçonete no restaurante Hotel Central, o único estabelecimento do gênero da cidade na época.

Apesar de nunca ter frequentado a escola, sempre foi inteligente, curiosa e determinada a aprender. Em 1958, participou do processo seletivo da Companhia Telefônica Paulista. Mesmo desacreditando em suas chances, foi incentivada por pessoas que viam nela brilho, simpatia e competência. Para sua surpresa, foi selecionada e passou a atuar como telefonista, profissão que marcou profundamente sua trajetória.

Casou-se com José Eugênio Alves (in memoriam), com quem teve quatro filhas. Durante 14 anos, viveram na zona rural, nas terras herdadas pelo marido, até que dificuldades financeiras os fizeram vender as terras e voltar a viver na cidade. Ela, mais uma vez, recomeçou com coragem.

Ditinha voltou à área de telecomunicações, na empresa que à época se chamava Telesp, e assumiu postos telefônicos por meio de licitações. Com esse trabalho digno, sustentou e educou suas filhas, garantindo moradia, alimento, estudos e até uma casa para cada uma.

Ditinha trabalhou vários anos como telefonista na Companhia Telefônica Paulista e na Telesp

O tempo passou e, décadas depois, uma ligação telefônica mudou tudo: reencontrou, após 40 anos, o namorado da juventude. O sentimento sobreviveu ao tempo e, pouco depois, oficializaram o casamento. Viveram juntos por 12 anos, até o falecimento dele.

Hoje, ao completar 90 anos, Dona Benedita se orgulha de sua família. Suas filhas Rose Mary (conhecida como Rose Venâncio), Magda, Dagmar e Ivana estão formadas em curso superior e com suas famílias constituídas, como era seu maior sonho. Ela tem seis netos e nove bisnetos.

Com uma história é marcada por trabalho, amor, perdas e recomeços, além de uma força rara, Ditinha transformou todas as dificuldades em aprendizado e conquistas. Mulher simples e gigante, vive como exemplo de dignidade, sabedoria e amor.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.