Beth Zouki representa Palmital na mesa da Câmara dos Deputados durante sessão solene em Brasília

Beth Zouki, presidente da Associação Voluntária Fuade Haddad, integrou a mesa da Câmara dos Deputados em Brasília na manhã desta quarta-feira (24/09) durante a sessão solene que homenageou os 110 anos do Hospital Amaral Carvalho. A dirigente da entidade palmitalense ocupou lugar de destaque na cerimônia realizada no Plenário Ulysses Guimarães como representante dos milhares de voluntários que prestam apoio aos pacientes atendidos pela entidade de Jaú especializada no tratamento do câncer que é referência para o Centro-Oeste Paulista.

A sessão foi realizada por iniciativa do deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional do partido Republicanos. “Na maioria das vezes, a saúde é inalcançável, ou vista como mercadoria, mas o Hospital Amaral Carvalho garante acesso ao tratamento de ponta àqueles que não têm recursos, com atendimento integral às famílias desamparadas. É admirável ver o ser humano, no seu momento mais frágil, visto e tratado com dignidade”, defendeu Marcos Pereira.

Voluntários de diversas cidades paulistas acompanharam evento em Brasília – Foto: Julio Dutra

O Amaral Carvalho é uma instituição filantrópica que oferece tratamento especializado e gratuito para pacientes portadores de câncer e outras doenças graves, atendendo a uma população oriunda de aproximadamente mil municípios. A instituição consolidou-se como centro de referência nacional em transplante de medula óssea desde 1996, expandindo recentemente seus serviços com o início do programa de transplante de fígado, neste ano.

A entidade ainda dispõe de três casas de apoio que acolhem anualmente seis mil pessoas, distribuindo 60 mil diárias de hospedagem e 300 mil refeições aos pacientes e seus familiares. “Estamos falando de milhares de crianças que voltaram a brincar e de adultos que tiveram uma segunda chance. Cada paciente atendido pelo hospital é uma vitória coletiva — de um país que mostra que é possível ser moderno, abrangente e humanizado”, disse Marcos Pereira.

Maria Rosas presidiu a sessão em homenagem ao Amaral Carvalho – Foto: Julio Dutra

A deputada federal Maria Rosas, que foi voluntária no Instituto Nacional de Câncer (INCA) por três anos, presidiu a sessão.  A parlamentar, que realiza diversas ações em benefício do setor da saúde de Palmital, afirmou que destinará recursos de emendas para a construção de um ambulatório de oncologia em Itu, que atenderá a macrorregião de Sorocaba. A unidade terá o apoio técnico do Hospital Amaral Carvalho, com tratamentos de quimioterapia e de radioterapia, além de cirurgias, consultas, hemocentro e serviços necessários para tratamentos oncológicos.

“Atualmente, as pessoas dessa região precisam viajar cerca de 250 quilômetros para serem atendidas no Amaral Carvalho. Essa situação gera sofrimento, custos e desgaste para pessoas que já estão em condições delicadas de saúde. A proposta é justamente criar um braço do Amaral Carvalho em Itu, garantindo acesso mais próximo e humano ao tratamento oncológico e, ao mesmo tempo, desafogando a estrutura do hospital em Jaú”, explicou Maria Rosas.

O diretor-administrativo financeiro do hospital José Antônio Bueno falou da história do Amaral Carvalho e adiantou que, em breve, a entidade terá uma unidade na cidade Bauru. “Chegamos aos 110 anos de história, orgulhosos e com o compromisso reafirmado, de trabalharmos incansavelmente para que os princípios dos nossos fundadores sejam honrados em favor dos milhares de pacientes, mas sem nos esquecermos do nosso DNA, que é a humanização ao cuidar dos nossos pacientes”, disse o dirigente.

Beth e sua vice-presidente Ezilda Mendes Zelante – Foto: Arquivo pessoal

Em nome dos milhares de voluntários do hospital, Beth Zouki parabenizou a entidade pelo trabalho e dedicação aos pacientes oncológicos. “O Amaral Carvalho nos trouxe a importância de não deixar que os pacientes abandonem o seu tratamento, que eles tenham qualidade de vida, que nós possamos estar juntos, presentes, vivendo com eles esses momentos tão difíceis, que tantas pessoas sofrem”, afirmou a representante da Associação Fuade Haddad que foi a Brasília acompanhada de sua vice-presidente Ezilda Mendes Zelante.

O médico João Franceschi, diretor de relacionamento do hospital, ressaltou o trabalho da ginecologia do hospital por conseguir uma redução nos casos de câncer de colo uterino, na região sudeste, na proporção de quatro por 100 mil mulheres. O especialista, que é professor titular da Unicamp, em Oncologia Clínica, há 30 anos, finalizou a sua fala saudando o Sistema Único de Saúde, responsável por cerca de 90% dos atendimentos do hospital. “Nessa Casa do Povo, eu termino com o SUS, que é a maior força na capitalização da democracia do Brasil”, enfatizou.

Anualmente, o Hospital Amaral Carvalho demanda aproximadamente R$ 474 milhões para manutenção dos seus serviços operacionais, clínicos e humanitários. Parte da sustentação financeira provém da Tabela SUS Paulista, iniciativa do governo do estado de São Paulo, implementada em 2024 para complementar a tabela federal do SUS, garantindo uma remuneração mais justa pelos serviços prestados. “Quero cumprimentar o governador Tarcísio de Freitas, por essa visão estratégica. Além disso, o hospital recebe apoio financeiro por meio de emendas parlamentares federais, subvenções de diversos municípios e programas estaduais”, observou o presidente do Republicanos.

Marcos Pereira expressou ainda sua admiração a todos os profissionais da área de saúde que compõem o hospital por enfrentarem, diariamente, os desafios da medicina. “Tenham certeza que cada vez que as suas portas se abrem para receber um paciente, a esperança caminha alegremente pelas alas do hospital de mãos dadas com aqueles que buscam a cura do câncer, para si ou para um familiar. Vocês são exemplo para o Brasil e para o mundo”, finalizou.

Fonte: Fernanda Cunha, com edição de Felipe Rodrigues / Assessoria de Comunicação da Liderança do Republicanos

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.