Bijuca anuncia Festa de Santos Reis em Palmital
Compartilhe

Participante ativo das festas e devoto de Santos Reis desde criança, o agricultor e prefeito de Campos Novos Paulista Júlio César do Carmo, o Bijuca, anunciou a decisão de realizar o próximo evento, em janeiro de 2020, no recinto da Fazenda São Joaquim, em Palmital.

 

Como festeiro escolhido em janeiro deste ano, pela tradição ele deveria organizar o evento em sua residência, em propriedade rural próxima à zona urbana de Campos Novos. Entretanto, decidiu e já confirmou a realização da festa em Palmital no dia 11 de janeiro de 2020, na Fazenda São Joaquim. Bijuca passou as informações ao JC, disse contar com apoio da Prefeitura e dos voluntários e confirmou a decisão de manter o evento recinto cedido pela família Tirolli, na Água da Espanholada.

 

Bijuca declarou sua devoção pessoal e de sua família a Santos Reis e disse que, pela tradição do evento anual, iria realizar o encontro das bandeiras e a festa em sua propriedade, onde reside com a família. Para avaliar a condição do espaço disponível, ele convidou organizadores e responsáveis pela cozinha para visitar o local onde iria construir um galpão exclusivo para o evento.

 

Porém, a área não se mostrou apropriada e, após entendimento com a esposa Patrícia Tusco do Carmo e demais familiares, decidiu aceitar a oferta de Eduardo Tirolli, presidente da Associação de Manutenção das Tradições Culturais de Palmital (Amtrac), e confirmou a realização na Fazenda São Joaquim. Em seguida, o festeiro entrou em contato com o prefeito Ronqui para informar sobre a mudança e acertar detalhes do apoio da Prefeitura de Palmital, que sempre foi garantido à festa. 

Bijuca lembrou que sua vida e de seus familiares é ligada a Santos Reis, pois foi palhaço de bandeiras durante 25 anos e que seu avô José Aguilera Serrano, o Dedé Aguilera, realizou o evento em 1995 na Água do Guarani. A esposa de Bijuca, Patrícia Tusco, é neta de Ernesto Paulo Tusco, que foi festeiro em 1979 na Água do Goiapá.

 

Ao detalhar a tradição das famílias dele e da esposa, Bijuca refutou boatos de que pretendia fazer a festa em Campos Novos com objetivos políticos e confirmou o evento em Palmital pela dificuldade em transportar os voluntários todos os dias e ainda montar uma estrutura em sua propriedade, além de considerar a Fazenda São Joaquim como ideal e já preparada para o evento.

 

O prefeito destacou que a festa cresceu muito desde os anos 90, ganhando cada vez mais visitantes, e que a manutenção do evento na Água da Espanholada beneficia a todos, incluindo as bandeiras e os voluntários que trabalham na cozinha, os quais ele considerou como principais responsáveis pela realização do evento.

 

Bijuca também agradeceu à Família Tirolli, que cedeu o recinto para a realização do evento “Desde que assumi o compromisso como festeiro, o Eduardo Tirolli e a família se dispuseram a colaborar e ofereceram o recinto da propriedade”, salientou. Na quinta-feira (04/07), a decisão será oficializada pelo festeiro em reunião com os membros da Amtrac para acertar os preparativos para a comemoração.

 

PREFEITURA

Ronqui confirmou o apoio a Bijuca na realização da festa e agradeceu pela decisão de mantê-la em Palmital no ano em que o município completa 100 anos de emancipação e também pleiteia o reconhecimento como Capital Nacional da Folia de Reis. O prefeito também colocou a administração municipal à disposição para trabalhar pelo sucesso da edição de 2020.

 

 

 

DECISÃO É PESSOAL E

SEM INTERFERÊNCIA POLÍTICA

O prefeito Bijuca salientou que a decisão de realizar a festa de Santos Reis em Palmital tem motivação pessoal e familiar, para facilitar a logística e aproveitar o recinto já disponível, sem qualquer interferência política. “A mudança comprova que minha intenção é apenas religiosa e de bom senso, e não política, e que não houve qualquer interesse pessoal, seja na primeira decisão, de realizar o evento em minha residência, como manda a tradição, e muito menos a mudança aconteceu a pedido ou por interferência de quem quer que seja”, salientou. Bijuca antecipou também que, para garantir a participação dos devotos de Campos Novos no evento, pretende oferecer transporte a quem desejar participar.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta